Valtra expõe tratores acima de 300 cv na Bahia Farm Show

Durante a Bahia Farm Show, a Valtra consolida seu pioneirismo tecnológico e anuncia no estado a entrada da marca no segmento de tratores acima de 300cv de potência com a Série S. Os modelos S293 e S353 de alta potência oferecem diferenciais que se destacam dos demais tratores existentes no país. Entre eles o câmbio AVT (AGCO Variable Transmition), que difere das tecnologias de mudanças de marcha automáticas conhecidas no mercado. Essa transmissão inteligente busca o equilíbrio entre a potência e torque do motor de acordo com a força exigida, otimizando o consumo de combustível. Outro destaque da Série S é a suspensão da cabine AutoComfort, que permite o máximo  de conforto nas operações.

“A Série S herdou a expertise e design global da Valtra aliados a tecnologia AGCO com itens avançados que refletem as tecnologias do conceito ANTS, máquina agrícola do futuro que apresentaremos na Bahia Farm Show”, revela o diretor comercial da Valtra Paulo Beraldi. “Com a crescente mecanização e a disponibilidade de implementos com características cada vez mais exigentes, houve um aumento na demanda por máquinas mais potentes, principalmente na Bahia. Com o lançamento da Série S queremos ampliar nossa atual participação no segmento de máquinas pesadas no estado”, completa Beraldi.

Destaque também da Valtra na Bahia Farm Show será o conceito ANTS, que antecipa a agricultura do futuro. Menor tempo, maior desempenho, ampliação da capacidade produtiva e sustentável das áreas agrícolas. Assim deverão funcionar as máquinas do futuro inspiradas no ANTS, projeto trazido pela marca para garantir uma alta produtividade no campo sem influenciar negativamente o meio ambiente. O nome representa um jogo entre as letras – A.N.T.S. sigla que faz referência à série atual de modelos mundiais de tratores Valtra, e também plural de ”ant”, formiga em inglês, que caracteriza o design desta máquina do futuro.

O conceito ANTS é constituído por dois ou mais módulos independentes que trabalham de forma integrada em atividades distintas. “Esta máquina foi projetada para desempenhar grande parte das operações agrícolas necessárias ao processo produtivo, desde o preparo do solo ao transbordo do produto colhido. A partir da unidade geradora de potência é possível acoplar implementos para a colheita de grãos, forragem, pulverização, e até de componentes para atividade florestal”, explica Jak Torretta Jr., diretor de produto AGCO América do Sul. “Será um modelo para a indústria em todo mundo, que utilizará o conceito e a inteligência desenvolvida pela Valtra”, acrescenta.

 Estarão expostas também no estande da Valtra  durante a feira as tradicionais linhas de tratores pesados BH e a linha BT. A última conta com exclusiva transmissão HiSix com PowerShift que possui 24 velocidades à frente e 24 velocidades para ré, possibilitando fazer programações para cada tipo de operação e, se necessário, realizar trocas de marcha de forma muito mais simples, sem o auxílio de embreagem e alavancas de câmbio. Já para continuar atendendo a pequenos e médios produtores que estão investindo na modernização do seu plantio a marca leva seus principais modelos abaixo de 100 cv, a Série A, além da Linha BM com seu principal modelo, o BM125i, líder absoluto do seu segmento.

A Valtra leva ainda para a feira um portfólio completo de colheitadeiras e plataformas para a rotina de trabalho no campo. Será  exposto o modelo Axial BC7500 além de novas famílias de plataformas flexíveis Hiflex Série 600F e rígidas, Série 600R, que aperfeiçoam os resultados e qualidade dos produtos na safra. Outra novidade são os novos rotores HiTech Threshing (HTT) que otimizam o trabalho das máquinas na lavoura. O produtor poderá conferir também a plataforma Draper Hiflex, capaz de trabalhar nas mais variadas irregularidades do solo, oferecendo alta produtividade mesmo em condições mais adversas de colheita.

Na área de implementos, a marca apresenta a sua linha completa de implementos, entre eles plantadoras, semeadoras e distribuidores que atendem as especificidades dos cultivos realizados nas regiões agrícolas. Destaque para a plantadeira versão SEED que integra a linhaValtra HiTech. O modelo permite ao produtor uma opção de configuração extra do implemento para o plantio de sementes sem distribuição de fertilizantes. O conceito, já existente no Brasil, se diferencia por ser montado com um disco de corte para palha e um conjunto de disco duplo para distribuição de sementes, dispensando mecanismos de distribuição de adubos.

Para uma das mais importantes etapas de trabalho no campo, que exige do produtor maior atenção quanto à produtividade e sustentabilidade, será exibido o Pulverizador BS 3020H, máquina que alia tecnologia e mecânica inovadora, capaz de manter a estabilidade durante todo o processo de pulverização independente das irregularidades do terreno. O modelo completou um ano no mercado brasileiro e ocupa importante lugar na linha de soluções Valtra para a atividade agrícola brasileira.

A cada ano a Agricultura de Precisão ganha espaço no mercado como ferramenta indispensável a uma produção tecnificada. Por esta razão a Valtra desenvolveu  o Sistema de Operações Integradas. “Tanto na área de grãos, quanto na cana-de-açúcar, utilizar tecnologias de direcionamento automático permite melhorar a eficiência das máquinas e das condições do solo, gerando uma diminuição da área compactada pelo tráfego dos equipamentos nas lavouras”, explica Rafael Costa, gerente de marketing de produto da área de Soluções de Tecnologia Avançada (ATS) AGCO. No espaço de Agricultura de Precisão, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre este conceito que estará exposto no estande e ainda poderão saber como funciona o piloto automático System 150 por meio de um simulador que estará na feira.

Outras inovações como o AGCOMMAND, novidade em sistema de telemetria, que permite o gerenciamento das máquinas por meio por meio da transferência de dados automaticamente da máquina para o escritório, poderão ser encontrados no estande da Valtra. Com o sistema é possível ter um monitoramento detalhado para estabelecer exatamente onde uma máquina se localiza em um determinado momento, como está o desempenho e qual a eficiência operacional.

Nos próximos 40 anos, o planeta abrigará mais de 9 bilhões de pessoas. O aumento da demanda por alimentos é uma preocupação do governo brasileiro, que no último ano demonstrou apoio ao produtor por meio da manutenção das linhas de crédito como o PSI, que foi prorrogado até dezembro de 2013. De acordo com Paulo Beraldi, o produtor não se preocupa apenas com a aquisição de um modelo para determinada atividade. “Ele quer otimizar os  processos   utilizando  um conjunto de equipamentos da mesma marca. O pequeno  e o grande produtor estão investindo em tecnologias para aumentar a produtividade de sua lavoura e vemos isso claramente na Bahia. Somente a região do “Mapitoba” apresentou um crescimento do PIB maior que a média nacional entre 2000 e 2009”, destaca o diretor.

“O que veremos daqui para frente é um constante aumento de produtividade por hectare. A Valtraestá investindo na ampliação de sua rede e portfólio para que o Brasil se torne o maior produtor mundial de alimentos”, finaliza Beraldi.

A Valtra disponibilizará aos visitantes da feira um serviço completo de atendimento para o esclarecimento de dúvidas sobre produtos, financiamento, peças e a indicação das melhores soluções para o seu tipo de produção por meio das concessionárias Lavrobrás e Solo Máquinas.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Valtra expõe tratores acima de 300 cv na Bahia Farm Show”

Deixe um comentário