Pedro Simon quer voto aberto no caso Demóstenes

Senadores pedem a Sarney para colocar em votação o fim do voto secreto em caso de cassações

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia Lemos (PP-RS), entre outros, decidiram hoje formalizar por meio de requerimento ao presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), pedido para que seja colocada em votação a proposta que acaba com o voto secreto para cassação de parlamentares. Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC-50/2006), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) está em condições de ir ao plenário.
– Depende do presidente do Senado, José Sarney, colocar a proposta em votação, o que pode ser feito a qualquer momento, afirmou Simon, ao mesmo tempo em que declarou apoio à iniciativa do senador Pedro Taques (PDT-MT) de formalizar um pedido nesse sentido à presidência do Senado. 
Além dos pedidos de cassação de parlamentares, a proposta, que altera os artigos 52, 55 e 66, elimina o voto secreto também para a escolha de magistrados, do Procurador-Geral da República e embaixadores. 
 Simon comentou também a suspeita de pressões sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para não apressar o julgamento do mensalão. Para o senador , “o julgamento do deve ser realizado antes da aposentadoria dos ministros do STF Cesar Peluso e Ayres Britto em setembro e novembro deste ano. Na opinião de Simon “o problema é outro”, disse, referindo a permanência do ministro Dias Toffoli no julgamento. “Ele foi advogado do PT e não tem isenção para votar nesse caso”, questiona.

Neste serpentário em que se tornou o Senado, chefiado pela naja-mãe, Sarney, a iniciativa de Simon, Taques e Ana Amélia vai cair no vácuo da hipocrisia e desfaçatez. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário