Em cinco dias, R$595 milhões em negócios contabilizados nos quatro bancos oficiais, quase 60 mil visitantes, além de um crescimento de área de 18%. Esses são os números apurados ao final da Bahia Farm Show 2012, feira de tecnologia e negócios agrícolas, que foi realizada entre os dias 29 de maio e 02 de junho deste ano, no município de Luís Eduardo Magalhães, a 900 km da capital Salvador. A Bahia Farm Show 2013 já tem data definida: de 28 de maio, a 1O de junho.
A feira, que já é a maior do Norte-Nordeste e está entre as cinco maiores do país, registrou um crescimento da ordem de 4,5% no volume de negócios em relação à edição 2011, correspondendo, portanto, à expectativa dos organizadores, que era de igualar ou superar discretamente os números de 2011. Considerado o contexto em que se deu este ano – em que a seca que castiga o Nordeste comprometeu parcialmente a safra de soja e de algodão no cerrado da Bahia – o balanço da Bahia Farm Show foi recebido com grande alegria pelos organizadores do evento.
De acordo com o coordenador geral da Bahia Farm Show, e diretor executivo da Aiba, Alex Rasia, o número de negócios movimentados no período pode ser ainda maior, pois no montante só são considerados os valores contratados junto aos bancos oficiais do evento, que são Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco e Desembahia.
“Há um grande volume realizado em transações à vista, ou captados em outros bancos. Mesmo assim, esta avaliação, que tem sido um padrão ao longo de todas as edições da feira, nos fornece um excelente termômetro”, diz o executivo.


