Os preços do milho no mercado interno e os preços internacionais da soja, acenderam luz vermelha na sala de crise da suinocultura. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anuncia hoje (12) medidas de apoio aos suinocultores. O anúncio será feito durante audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado, prevista para começar às 8h30 no Auditório Petrônio Portela.
Entre as medidas que serão apresentadas pelo ministro Mendes Ribeiro Filho estão a prorrogação de dívidas e a criação de uma linha especial de crédito. Participam da audiência – que vai discutir a atual crise da suinocultura brasileira – os presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, e da Associação Brasileira de Supermercados, João Rabelo Júnior.
Como se tem falado aqui, de há muito, a era da comida barata encerrou um longo ciclo. Quem contava com frango, suíno e carne bovina com baixos preços na mesa do consumidor, inclusive como índice de felicidade geral da nação, sabe que agora os parâmetros são outros.
