Soja perde com relatório do USDA.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou na manhã desta quarta-feira (11) seu relatório mensal de oferta e demanda de grãos. A novidade deste mês é um aumento nos estoques finais norte-americanos de soja e milho da safra 2010/11.

No cenário mundial, o departamento manteve a safra argentina de soja em 49,50 milhões de toneladas. Por outro lado, a produção brasileira teve um incremento de 72,50 para 73 milhões de toneladas.

A divulgação do relatório causou perdas nas cotações da soja durante o dia. No pregão noturno, as cotações continuavam caindo às 2 horas da manhã. Em Luís Eduardo, os preços permaneceram estacionados.

Se a fábrica coreana que promete se instalar na BR-242 sair do chão, teremos um micro-mercado diferente na região. A demanda por soja para esmagamento poderá gerar, como fez em Passo Fundo-RS, preços semelhantes aos dos portos, com ganhos consideráveis ao produtor. A capacidade de esmagamento ficaria perto dos 3 milhões de toneladas, semelhante à produção regional.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário