No último dia 12, na Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, na capital baiana, foi criada a Comissão de Sementes e Mudas da Bahia para atender as demandas do setor. O grupo formado por agentes de diversas alçadas, como Órgãos Federais e Estaduais, Instituições de Pesquisa e Extensão, Associações e Federações de Produtores, entre outras, tem como objetivo contribuir com o MAPA na elaboração de estratégias para o bom andamento do setor de sementes e mudas.
Para o Oeste da Bahia, as entidades Aiba, Aprosem-BA e Fundação BA fazem parte da comissão, sendo os defensores do setor produtivo regional. Para gerenciar os trabalhos, a CSM/BA é composta de uma diretoria, sendo esta eleita no dia de criação da mesma, tendo como primeiro presidente o fiscal federal agropecuário, Isaque de Oliveira Ferraz, que já trabalhou em Barreiras, juntamente com Celito Missio na vice-presidência.
Celito ocupa a cadeira de representante dos produtores da região, através da Aiba, além de ser o presidente da Aprosem-BA, que é a Associação dos Produtores de Sementes do Estado da Bahia e o vice presidente da Abapa.
Para tornar dinâmico o trabalho da Comissão, algumas subcomissões foram criadas, sendo as das grandes culturas, forrageiras, café, citrus, cacau e florestais. Estes subgrupos trabalharão regionalmente com as pessoas envolvidas diretamente com cada setor.
No caso das grandes culturas (grãos) e forrageiras, as subcomissões ficarão no Oeste da Bahia, tendo a Aprosem-BA como uma importante articuladora destas, uma vez que é a entidade do setor.
No mesmo dia, o presidente da Aprosem-BA, juntamente com o Diretor Administrativo Laerte Baechtold e o Diretor Executivo Ivanir Maia, estiveram em audiência com o Superintendente Federal Substituto da Bahia, Paulo Roberto Reis. Dentre os assuntos da agenda de trabalho, o presidente Celito entregou ao Superintendente em primeira mão o Anuário de Sementes e Mudas 2012 da Abrasem, uma das mais importantes publicações do setor no país.

