EUA importam milho brasileiro

Os Estados Unidos, que produzem seis vezes mais milho do que o Brasil, agora estão importando o produto do país sul-americano, reporta o Financial Times. Os produtores agrícolas americanos enfrentam a maior seca dos EUA desde 1956.

Empresários dos setores de pecuária, aves e etanol estão ficando “ansiosos” com as dificuldades da produção local, segundo o FT. O jornal entrevistou Alysson Paolinelli, que foi ministro da Agricultura no governo Geisel. Para ele, “o Brasil está se tornando cada vez mais competitivo em milho”. O político acredita que os EUA já produzem tudo o que podem dessa mercadoria, enquanto o Brasil ainda tem a possibilidade de melhorar seus problemas logísticos e “se tornar um grande exportador”. Do Estadão.

O milho é importante para o País não só como financiador da carne barata. É importante na necessária rotação de culturas para evitar a proliferação de doenças fúngicas e nematóides do solo. A pergunta agora é a seguinte: tem mercado, tem preço, mas onde está  a infraestrutura necessária: silos, ferrovias e portos. No Mato Grosso, este ano, novamente o milho está sendo depositado nos pátios das grandes empresas armazenadoras.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário