Desde o dia 17 a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães realiza, através da Secretaria Municipal de Saúde, vacinação contra a raiva em cães e gatos. A vacinação é feita no Núcleo de Endemias e no Abrigo de Animais dentro do horário comercial. Desde ontem, 23, a vacinação está sendo feita também na área rural. Veja o quadro anexo. No dia 28, o chamado Dia D, a vacinação atingirá vários locais públicos da cidade. Veja também a programação em quadro anexo.
A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença.
Os principais sinais clínicos da raiva são: mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. É importante salientar que nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. No caso dessa doença, ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando. Animais intoxicados por alguns tipos de venenos (inseticidas, etc.) ou muito estressados também podem salivar abundantemente, mas sem qualquer relação com a raiva.



