FMC lança fungicida de amplo espectro em Brasília.

Balardin

A FMC está lançando em Brasília, com a presença de técnicos e produtores de todo o País, inclusive alguns de Luís Eduardo Magalhães e de outras cidades do Oeste da Bahia, o fungicida de amplo espectro para a cultura da soja denominado Locker. O lançamento contou com palestra sobre doenças fúngicas do pesquisador Ricardo Balardin (foto) e do gerente de produtos fungicidas da FMC, Flávio Centola. A imprensa do Oeste baiano está representada pelo Editor-Chefe de O Expresso.

Balardin frisou, durante a palestra, que a soja perdeu rusticidade com a priorização da produtividade, que ultrapassou a barreira de 3 toneladas em 2010 (média nacional) e caminha rápido para passar também a marca dos 4 mil kg. Balardin discorreu também sobre a importação de patógenos através da semente e lamentou que o “vazio sanitário” venha impedindo produtores de semente básica de produzi-la na seca. Outro ponto destacado por Balardin foi o enfraquecimento do sistema radicular da planta pelo abandono da adubação e plantio no sulco, com a utilização do adubo a lanço. E mostrou gráfico das perdas crescentes de produtividade pelo ataque de doenças fúngicas, seu efeito multiplicador e o comportamento da cultura com o aumento da pressão dos patógenos de doenças fúngicas.

A FMC chega com força no mercado de fungicidas e disponibiliza a formulação inédita Locker, criado para atender às necessidades mais recentes dos produtores, ao agir no controle de doenças como a mancha alvo (Corynespora cassiicola), mancha olho de rã (Cercospora sojina), mancha parda (Septoria glycines), oídio (Mycrosphaera difusa) e antracnose (Colletotrichum truncatum). “Locker é um fungicida sistêmico, sendo o primeiro produto a possuir triplo modo de ação, lançado no Brasil, para controle de doenças foliares da soja e do trigo. Sem dúvidas, trata-se de um grande avanço no tratamento de doenças para ambas as culturas”, explica Flávio Centola, gerente de produtos fungicidas da FMC.

A principal característica do Locker é o efeito sinérgico e equilibrado de seus ativos, que proporcionam importantes benefícios ao produtor, como: amplo espectro de controle de fungos e excelente efeito residual. “A formulação avançada do Locker é capaz de extrair a máxima eficácia dos seus três componentes, e essa é nossa grande conquista”, destaca Centola, complementando que “ao adquirir um produto com amplo espectro de controle, o produtor passa a ter um melhor manejo fitossanitário de sua lavoura”. Outro diferencial do manejo é a indicação de posicionamento dos produtos ao longo do ciclo, de maneira rotacionar ingredientes ativos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário