Veja lista de perguntas importantes para o eleitor

Restam apenas um mês e sete dias para que os eleitores das mais de 5,5 mil cidades brasileiras elejam prefeitos e vereadores. Na semana passada começaram as propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na TV, e é nesse momento que as pessoas começam a se perguntar: “E aí, você já sabe em quem vai votar?”.

O diretor-geral do Movimento Voto Consciente, Danilo Barboza, afirma que estudar bem o candidato antes de votar evita más consequências para a sociedade. “O voto consciente possibilita que tenhamos melhores legisladores e executivos, e, por consequência, leis mais relevantes e a melhor administração institucional, proporcionando ganhos para todos”.

Segundo Barboza, apesar de a lei da Ficha Limpa considerar inelegíveis os candidatos condenados em órgãos colegiados, seria importante que os eleitores analisassem a situação dos políticos. “Como são muitos candidatos, a nossa opinião é que se algum possuir problemas na Justiça, o eleitor deve escolher um dos outros que não tenha”, aconselha.

De acordo com a cartilha Campanha Eleições Limpas, para que o eleitor vote consciente, ele deve conhecer a história dos candidatos. A publicação propõe um roteiro de perguntas que o cidadão pode se fazer para observar a conduta de quem pretende entrar na carreira política: “Que participação teve na vida social e política da comunidade, na vida municipal, estadual ou nacional? Que tipo de compromissos assumiu como cidadão e político? Quem nada fez até hoje pelos leitores, com toda probabilidade, vai continuar a não fazer, mesmo sendo eleito”. A cartilha elaborada pelo Movimento pede a atenção dos eleitores para os seguintes itens:

– Tem uma história de luta pelos direitos daqueles que o elegeram;

– Cumpriu até o fim os mandatos para os quais foi eleito;

– Apresentou ou aprovou projetos que atendam aos interesses do eleitor;

– Que não muda de partido ou de opinião;

– Não falta a atividades em que sua presença é importante;

– Manteve contato com seus eleitores, mesmo depois de eleito. (Se já exerceu um cargo eletivo);

– Já exerceu alguma atividade política (associações de bairro, grêmios estudantis, conselho municipais etc.);

– Tem experiências relacionadas ao cargo que irá exercer;

– Possui conhecimento das leis sobre os temas que irá tratar;

– Tem sua candidatura apoiada por pessoas honestas e de confiança.

Do portal Contas Abertas, editado por este jornal.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário