As veias abertas de Eduardo Galeano.

O escritor uruguaio Eduardo Galeano, 71 anos, está internado no Hospital Britânico de Montevidéu, segundo afirmou à AFP uma fonte médica. Galeano “é submetido a muitos exames, permanece consciente e até se anima a autografar livros para o pessoal do hospital”, disse a fonte. O hospital não forneceu dados sobre sua saúde.

 Jornalista e ensaísta, Galeano é conhecido mundialmente por seu ensaio de 1971, As Veias Abertas da América Latina, em que denunciou a opressão e a amargura do continente, e que foi traduzido para dezenas de idiomas.

O escritor recebeu diversos tipos de reconhecimentos oficiais ao redor do mundo, desde ser declarado Cidadão Ilustre pelo Comitê de Representantes Permanentes do Mercosul à Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes de Madri, entre outros. Sua trilogia Memória do Fogo recebeu em 1989 o American Book Award. (Correio*)

Li tardiamente “As veias abertas”, em 2002, emprestado da biblioteca do jornalista Chico Dias. O livro é pertubador.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “As veias abertas de Eduardo Galeano.”

  1. O livro é revelador. Pertubadora é a realidade. Obrigado aos professores que me obrigaram a le-lo na epoca do vestibular.. 😛

Deixe um comentário