A verdade sobre o Índice da Educação Básica nos principais municípios do Oeste.

Por Fernando Machado, do site ZDA.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais do ensino fundamental do município de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães avaliados em 2011 foram divulgadas pelo Ministério da Educação.

 

Os dados demonstram que a qualidade da educação nas séries finais do ensino básico em Barreiras caiu, e o IDEB das séries finais (8ª série/ 9º ano) sofreu uma redução de 3,7 para 3,5. Resultado bem diferente do que tem sido apresentado pela atual prefeita e candidata a reeleição, Jusmari Terezinha em seu programa eleitoral.

No município de São Desidério, o índice de 3,8 foi mantido entre os anos de 2009 e 2011. Luís Eduardo Magalhães foi o único dos três municípios em que houve progresso na pontuação do IDEB, passando de 3,8 em 2009 para 3,9 em 2011.

A qualidade do ensino público no município de Barreiras segue a tendência inversa ao ensino público do estado da Bahia onde o índice aumentou, passando de 2,9 em 2009 para 3,1 em 2011. O IDEB, índice de desenvolvimento da educação básica, pode ser consultado no site www.ideb.inep.gov.br 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário