Persiste incêndio na Chapada Diamantina

Um incêndio de grandes proporções atinge os municípios de Rio de Contas, Abaíra, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso, todos da região que abrange a Chapada Diamantina. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fogo afeta entre 20 e 25 mil hectares da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia.

No local, está o Pico do Barbado, que tem 2.033 metros de altitude, o maior da região Nordeste. Segundo o Inema, o fogo começou há dez dias. Na Serra do Barbado estão as nascentes de contribuintes dos três principais rios do estado: Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em torno de 50 homens e 15 brigadistas trabalham na contenção das chamas. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também auxilia na operação.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário