Dom Luiz Cappio
Nesta quarta-feira (17-10), o prof. Tadeu Bergamo, presidente da FASB, Coordenadora do Comitê Gestor Marlan Rocha pela criação do Estado do Rio São Francisco e Edivaldo Costa Coordenador da Ong participaram, a convite do Bispo Diocesano de Barra, Dom Luiz Cappio, do Encontro da Regional Pastoral do Oeste da CNBB.
O encontro, realizado no CTL – Centro de Treinamento de Lideres da Mitra Diocesano de Bom Jesus da Lapa, contou com a presença de aproximadamente 30 padres e confrades das Dioceses que compõem a Regional do Oeste (Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa), com seus respectivos Bispos Dom Luiz Cappio, Dom Josafa Menezes e Dom Cesar Teixeira.


Na oportunidade os integrantes do Comitê fizeram uma exposição das ações em torno do movimento emancipacionista, pontuando os principais acontecimentos nesta caminhada centenária, e que nos últimos dois anos tem ganhado muita força e organicidade.
Segundo os emancipacionistas, o movimento se prepara para realizar grandes feitos nos próximos meses, ainda este ano o Comitê receberá personalidade jurídica, uma vez que seu estatuto já foi elaborado, restando apenas à apreciação e aprovação da Assembléia dos Signatários. O Comitê se prepara também para a realização do II GEMOR – Grande Encontro de Mobilização Regional que acontecerá no Rio Corrente, além de outras ações que se encontram em fase de planejamento.
“Nós agradecemos à CNBB Regional do Oeste, pela oportunidade. Sabemos da importância e do alcance que tem em nossa população oestina, a mensagem destas dioceses, através de seus padres e bispos. Nós enfrentamos um grande desafio, que é conduzir um movimento evitando o modelo tradicional onde as coisas só funcionam se tiver um pai ou uma mãe. Queremos trabalhar pela emancipação do nosso Estado com o povo, com as entidades com os organismos, com toda a sociedade, em uma construção suprapartidária, visando a médio prazo corrigir o abandono e o descaso vivido por nosso região, e a longo prazo materializarmos a conseqüente emancipação política do nosso Estado do Rio São Francisco, e a Regional Pastoral do Oeste da CNBB, tem muito a nos ajudar nessa missão”, afirmou o Prof. Tadeu.


“Aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”
Dom Bosco teve um sonho que se transformou em realidade e hoje Brasília é uma cidade jovem porém com um alto poder aquisitivo, se o sonho de apenas um homem pôde transformar um quadrilátero de cerrado em uma das mais promissoras cidades do Brasil, imaginem em que, um grupo de homens, com o mesmo sonho pode fazer com o oeste baiano que já é rico por natureza. Aqui vai jorrar ouro!
VIVA A EMANCIPAÇÃO!
Oxi, cade o Bisco Ricardo nessa Historia?
Ah, deve estar lutanto pela Emancipaçao da LUA
KKKKKKKKKKKKKKK
Apenas 3 cidades no oeste conseguem se manter, Barreiras, Luis Eduardo e São Desidério. Como essas 3 cidades conseguiram manter outras 34? Como o estado vai avançar com os mesmos políticos que o afundam?
Simples, basta perceber que;
o copo está quase cheio;
que um estado recebe recursos da união;
que o crescimento depende também dos políticos;
que os empresários e seus colaboradores carregam o progresso nos braços;
que se o Tocantins não se emancipasse, aquelas cidades seriam apenas vilas paupérrimas, dependente de um estado cego;
que se a região oeste não tinha políticos sérios, agora temos; e por último;
o mundo está carente de alimento e de olho no oeste baiano.
Não seja ingênuo… Procura dados e verá que já nascerá um Estado falido, a união não vai querer manter esse novo Estado…Esse nosso projeto foi feito a muito tempo, bem antes do Tocantins e outros e por que não foi aprovado? Porque não tem condições… Essa utopia que manará leite e mel é só para crianças inocentes, que acreditam em lendas e historias da carochinha…
Jorrar leite e mel é mesmo utopia… Mas muito trabalho, consciência política de um governo nosso, presente, conhecedor de nossos potenciais e carências poderão gerar progresso e justiça social. Pois só a riqueza pode ser dividida: a miséria é indivisível!
Os municípios na parte norte do futuro estado, situados às margens do maior lago artificial do mundo, que é a Barragem de Sobradinho, e que são Casa Nova, Remando e Pilão Arcado, NÃO TÊM UM PALMO DE TERRENO IRRIGADO PELA CODEVASF, MESMO OFERECENDO TODAS AS CONDIÇÕES PARA ISSO E SENDO TÃO SECOS! Entretanto, em todos os projetos de irrigação feitos para Pernambuco, o estado vizinho a Casa Nova, A TOMADA DE ÁGUA É CONSTRUÍDA NA BARRAGEM DE SOBRADINHO, DENTRO DO MUNICÍPIO DE CASA NOVA! Em Casa Nova, município imenso e muito plano, com extraordinária oferta de água, inúmeras empresas privadas, como o Carrefour e muitas outras, têm suas fazendas irrigadas, com grande êxito. Mas um projeto governamental, que pudesse contemplar OS POBRES, que também têm o direito de plantar… esse… depende de interesse do governo do estado, que não existe! O projeto de irrigação da CODEVASF, que nunca saiu do papel, claro, iria irrigar mais de 70.000 Ha. em Casa Nova! Quando voltar a Barreiras, vou postar fotos dessas fazendas irrigadas pertencentes à iniciativa privada em Casa Nova, bem como das lindas praias de areia branca, ideais para incentivar o turismo sustentável, formadas lá pela Barragem de Sobradinho. Essas fotos foram mandadas tirar e enviadas a mim por um cidadão casanovense, que vê no novo estado a única saída para seu município desenvolver seu potencial, trocando miséria por produção!
O município de Remanso, há alguns anos, entrou em contato com a FUNDASF, em Barreiras, primeira entidade a trabalhar a ideia da criação do estado do São Francisco, pedindo que fôssemos fazer lá um seminário sobre o tema, para as pessoas dos três municípios já citados e mais o de Campo Alegre de Lourdes, que não fica na barragem, mas sim vizinho ao estado do Piauí, sendo riquíssimo em minérios, como fosfato, que é parte integrante dos fertilizantes agrícolas e que, muitas vezes o Brasil importa! A fábrica de fertilizantes Galvani, de Luís Eduardo Magalhães, adquiriu lá uma mina de fosfato e produz todo o que precisa, levando-o para a empresa – à custa de fazer uma longa volta, por Barra, devido à falta de estrada direta! Fomos a Remanso e ficamos admirados com a organização deles, que conseguiram arregimentar as Câmaras de Vereadores dos quatro municípios, outros políticos e povo, para participarem do seminário. Ao fim, distribuimos um livro explicando tudo sobre o estado, que conseguimos reeditar, com patrocínio, para esse seminário. Esses quatro municípios mais ao norte poderão se tornar auto-sustentáveis e ricos, caso recebam atenção e os investimentos necessários! .
Do mesmo modo, outros municípios!
“Aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” Essa é uma citação de Dom Bosco em relação a Brasília.
Seu copo está quase vazio!
Mas se vc citou em referencia ao Estado do São Francisco, vc quis dizer que essa era a terra prometida… Rsrsrsr…..kkkkkkkkkk. Meu copo está cheio de vinho, rindo bastante. Gostei do comentário da historiadora Ignéz Pitta. Pula para o lado de tonhão agora.