O mais honesto entre os honestos

Anton Roos, em foto de Hélio Lima Souza

Fiz uma breve entrevista, ontem, com o jornalista Anton Roos, sobre a reportagem que fez para o jornal Classe A – será publicada na íntegra nesta sexta – com o vereador eleito Claudionor Machado e o instigante título da matéria, reproduzindo palavras do advogado: “Se tem alguém mais honesto que eu, ainda preciso conhecer”.

Segundo Anton, a frase foi pronunciada taxativamente e, inteligentemente, pinçada para o título. A matéria do jornalista trata de esclarecer o episódio da condução, à Delegacia de Polícia, no sábado de eleições, de um carro de entregas de supermercado, onde coincidentemente estava, no porta-luvas, propaganda do vereador eleito.

Segundo afirmações do delegado Rivaldo Luz, o conteúdo das caixas dos supermercados não eram coerentes com as características de cestas básicas, pois, além de ser diverso, ainda continha produtos de alto valor agregado, como carne de picanha, por exemplo.

Inocentado o advogado no inquérito que seguiu para a Justiça Eleitoral, resta analisar a frase emblemática do Vereador eleito para o jornalista, donde conclui-se que ou o Candidato conhece pouca gente em Luís Eduardo ou arrogou-se o direito de ser o mais honesto entre os cidadãos da cidade. Se é que honestidade tem medida.

Pessoalmente acredito que honestidade não tem dosimetria (para usar a palavra em moda no STF). Ou se é honesto ou se é desonesto.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

11 comentários em “O mais honesto entre os honestos”

  1. E eu além de honesto sou o Bozo.. Apartir do momento que vc se utiliza da Fé ( ou das escrituras como o mesmo gosta de bater na tecla})para ganhar voto, ai ele já é desonesto.

    1. Só para reforçar, este Dr.Vivia batendo na tecla no face, dizendo a lei da ficha limpa era inconstitucional … isso é ser Honesto ?????

    2. Conhecendo o cidadão Claudionor Machado, agora, advogado e vereador, não vejo transparecer arrogãncia ou soberba das suas palavras, apenas se utilizou de uma expressão forte e corriqueira, de quem a emprega quando se está irresignado diante de alguma situação. Os comentários se enveredam pelo caminho da ironia e da lógica (pragmática), entretanto desprovidos de qualquer razoabilidade. Não podemos levianamente taxar como desonesto quem está neste, naquele ou naquele outro grupo político, entendo ser mais sensato, pensar que homens e mulheres derramam suor e empregam suas vidas no desenvolvimento desta cidade, e ainda que cometam um ou outro deslize, não serão definidos como desonestos, como o quer o comentarista Juan Arzakº. E não me esquecendo, questionar a constitucionalidade dessa ou daquela lei, não faz de ninguém desonesto ou corrupto.

  2. É mesmo, esse Dr. vivia se gabando….q coisa heim??? e agora dizer que não conhece pessoa mais hoinesta do que ele?? que isso?? ele quer dizer que todos os cidadões de LEM é desonesto???? quem ele pensa que é???? e tem mais um pessoa que apoiava o ficha suja!!!!!! isso é ser HONESTO?????????

  3. Eu acho estranho fazer entregas a meia noite. Na noite de eleição entao…. Gente …. Paremos de subestimar a inteligencia das pessoas…… Veja qta conicidência… ” Entrega de compras na madrugada do dia da eleição com saninho de candidato” …. Dr Delegado…… O que ta acontecendo?

    1. Merece chegar ao conhecimento do delegado um questionamento tão maldoso e leviano! Cuidado Sr. Ricardo Nunes, está pondo em cheque o exercício do agente público neste caso.

  4. Ricardo Nunes…,

    Cuidado….!!!!! As palavras têm força. O Delegado pode interpretar de modo diverso do senhor e requerer judicialmente que explique seu comentário. Isso sim é o início de uma Ação Penal, que não recomendo para ninguém.

    Costumo dizer em nosso meio: é melhor se pagar uma indenização absurda no cível que responder a um simples TCO no crime.

    … E tenho dito.

    1. Bah………Não tem jeito, um comentário qualquer e lá vem um advogado sugerindo processo, ação penal, indenização, é por essas e outras que nosso Judiciario anda com processos até a tampa….

  5. Bem se o delegado acredita na inocência do Dr. Claudionor não serei eu a questionar, porém é bem verdade que a maioria do vereadores eleitos utilizaram de sufrágios eleitorais para garantir a eleição, se foram flagrados ou não, isso não importa, todos os senhores que aqui comentaram sabem muito bem disso, portanto se repetirem as atitudes de candidatos como legisladores, Deus Salve a Câmara de vereadores!

  6. Acho que no meio de tanta honestidade vista em uma campanha eleitoral mais uma menos não faz muita diferença!!!!

Deixe um comentário