INPE e UFBA vão firmar acordo de cooperação técnica.

A equipe do Projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) reuniu-se nesta sexta-feira, 19/10/2012, com pesquisadores do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – ICADS em Barreiras para divulgar o projeto, com o intuito de firmar cooperação científica na área de recursos renováveis e monitoramento ambiental.

O Físico Fernando Martins, pesquisador do INPE, realizou uma explanação sobre o Projeto Sonda e apresentou a estação solarimétrica que será instalada em Barreiras, em 2013. O INPE busca a parceria do ICADS para a instalação da estação de Barreiras no Campus Reitor Edgard Santos, de modo a formar uma equipe local para sua operação e manutenção, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área.

Segundo o vice-diretor do ICADS, o professor Luís Gustavo, a estação de monitoramento solarimétrico compartilhará dados para acompanhamento das variáveis ambientais do Oeste da Bahia em fortalecimento às linhas de pesquisa desenvolvidas na UFBA.

Barreiras fará parte da rede brasileira de monitoramento dos recursos energéticos, que avalia a capacidade nacional de geração de energia solar e eólica em 15 pontos do país e disponibiliza os dados gerados em um banco de dados público na internet. A região Oeste da Bahia possui uma das maiores médias de iluminância média da América Latina e possuium grande potencialde geração de energia solar. O projeto conta com apoio da Petrobrás e FINEP.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário