Urânio vaza em Caetité por falha humana

Uma falha durante uma operação no processo de embalagem na mina de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada no município de Caetité (distante a 757 km de Salvador), resultou em um vazamento do material no último dia 18 de outubro.

Segundo Lucas Mendonça dos Santos, funcionário da INB – que trabalha na área do painel de controle da mina – e um dos diretores do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião, cerca de 120 kg de urânio vazaram. O incidente aconteceu quando era realizada a última etapa do processo de beneficiamento do material, na Área 170, onde ocorre a embalagem do produto. Nesta etapa, o urânio é colocado em tambores, que suportam cerca de 400 a 450kg do material, conforme o funcionário.

Após serem pesados e atingirem a capacidade máxima, um mecanismo veda os recipientes de forma automática, conforme o funcionário. “A falha aconteceu porque a válvula foi colocada no modo manual. O operador se confundiu e retirou o tambor do equipamento com a válvula ainda aberta”, afirmou Lucas. Editado pelo Política Livre. Leia mais em A Tarde.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário