Humberto aponta principais metas do seu novo Governo

Em entrevista coletiva à imprensa, ontem, o prefeito Humberto Santa Cruz detalhou pontos relevantes do novo governo que iniciará em janeiro.

Aeroporto

Firmado o convênio com o DERBA, o objetivo da municipalidade é transformar o novo aeroporto em aeródromo público, equipando-o para pouso noturno, construindo a estação de passageiros e deixando-o pronto para receber linhas aéreas regionais.

Habitação popular

O Prefeito confirmou que as primeiras 500 casas, no extremo leste da cidade, devem estar prontas em meados do ano. E que espera ter o contrato de mais 500 casas assinado até o final do ano. Sem perder a meta de construir mais 1.000 até o final do seu segundo mandato, abrigando cerca de 7.200 pessoas. Estão nos planos do Governo a construção também de novas 170 casas, dentro do programa do  Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS, do Ministério das Cidades, para o qual prepara a aquisição de terreno nas proximidades do bairro Conquista.

Esporte

O Prefeito diz que está trabalhando forte para viabilizar o projeto do Complexo Multidesportivo para Esportes Radicais. Para isso renovou contatos esta semana com o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado, Nilton Vasconcelos, e já tem audiência marcada com o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, além de ter mantido contato com o superintende de esportes da SUDESB, Raimundo Nonato, o ex-jogador Bobô.

Humberto afirmou também que já está plantada a grama do Estádio Municipal e que dependendo do estágio vegetativo dessa grama poderá realizar o jogo inaugural a partir do dia 30 de novembro, com a participação de uma equipe da primeira divisão do futebol baiano.

Saneamento

Com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Cícero Monteiro, tratou sobre a segunda etapa do esgotamento sanitário de Luís Eduardo, que deve atingir todos os bairros da cidade, com exceção do Jardim das Oliveiras.

“Recolhimento de águas pluviais e saneamento básico é condição primordial para conseguir novas verbas de asfaltamento,” disse o Prefeito.

Por outro lado, o Prefeito disse acreditar que até o final do ano deverá estar pronta a ligação da rede de esgotos no centro da cidade, pois a EMBASA já contratou empresa para fazer a desobstrução das galerias e reposição dos bueiros quebrados e roubados.

Saúde

O Prefeito anunciou também que já levou ao secretário de Estado da Saúde, Jorge Solla, um pré-projeto para a construção de um novo hospital regional em Luís Eduardo, na modalidade parceria público/privada. Humberto quer também realizar ampliações na UPA para agilizar a triagem e manter um plantão 24 horas, a partir de janeiro, em odontologia.

O Prefeito anunciou também que em breve poderá fazer cirurgias ortopédicas no Hospital Gileno de Sá, através de convênio com o Governo Federal. Também com recursos do Governo Federal implantará, no bairro Santa Cruz, na avenida Itabuna, um novo CAPS para tratamentos especializados em dependentes de drogas. E também quer construir um laboratório central em convênio com o Governo do Estado, construindo um novo prédio ao lado da UPA.

Humberto quer melhorar também o relacionamento com o Hospital do Oeste: “No último ano, de 30 mil procedimentos que tínhamos direito no HO só conseguimos utilizar 800”, afirmou, confirmando o que vínhamos dizendo aqui em O Expresso sobre o aparelhamento político da saúde regional de Barreiras.

Lixo e reciclagem

Humberto também anunciou que está prestes a conseguir recursos da ordem de R$940 mil, do Governo do Estado, para a construção de uma usina de reciclagem de lixo, com melhorias de emprego e renda para uma faixa da população menos assistida. Também anunciou o desenvolvimento do projeto do aterro sanitário até 2014, em algum terreno ao longo da ligação, pela BR-242, com Barreiras, para que pudesse ser aproveitado pelos 2 municípios, não descartando também a utilização por São Desidério.   

Cultura

Uma das metas do Prefeito no novo mandato é a criação de uma orquestra sinfônica em Luís Eduardo e a construção de uma sede para essa instituição, com uma pequena sala de audições. Ele quer aproveitar a cooperação da Fundação Carlos Chagas e do maestro João Carlos Martins na empreitada.

Sistema viário

Como já havia anunciado antes da campanha, Humberto confirmou a iluminação das principais avenidas, entre elas a Salvador, Kichiro Murata e JK, após o que quer participação da iniciativa privada em paisagismo e arborização dos canteiros centrais dessas avenidas.

Humberto afirmou que quer asfaltar toda a extensão da avenida JK, mesmo que em princípio uma das pistas, ligando o aeroporto ao centro da cidade sem a utilização da BR-242. E falou sobre o novo esquema viário da cidade e o aproveitamento da sua intervenção no trecho urbano da 242:

– Se tivermos salvado uma única vida, evitado uma única morte, já valeu a pena. Pelo que já se pode sentir foi interrompida, com a implantação do sistema viário, a sequência de acidentes graves e mortes na rodovia.

Tecnologia

câmeras speed dome

Humberto anunciou que está bem adiantado o projeto de R$2 milhões, financiados pelo BNDEs, através do Banco do Nordeste, para a implantação de um sistema avançado de controle dos sistemas da administração tributária, assistência social básica, educação e frota do Município, incluindo novos softwares, capacitação e vídeo-monitoramento do patrimônio público, com instalação de 29 câmeras, inclusive 6 speed dome, de alta resolução, capazes de ler a placa de veículos a distâncias superiores a 1 km.

Dentro do projeto está a criação de um anel de fibra ótica, com cerca de 60 km dentro do perímetro urbano, ligando os principais equipamentos. Com isso, será viabilizado acompanhar quase uma centena de veículos e máquinas da frota da municipalidade, que portando um chip se comunicarão o tempo todo com essa rede inteligente.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

3 comentários em “Humberto aponta principais metas do seu novo Governo”

  1. Espero que não fique apenas no papel que apresente resultados, e confirme o que foi colocado em pauta e no plano de governo, parabéns por essas benfeitorias para o nosso municipio.

    1. Eu acredito q não vai ficar só no papel, pq o prefeito ja mostrou muita competência e comprometimento com a cidade. LEM se encaminha pra liderar as cidades vizinhas no Oeste Bahiano.

Deixe um comentário