O litígio de fronteiras da Bahia com Goiás já começa a proporcionar os primeiros confrontos. Pistoleiros goianos, fortemente armados, expulsaram trabalhadores de uma grande propriedade, em Jaborandi, que se encontrava em plantio acelerado da cultura de soja.
Com a denúncia da instalação da milícia, foram visitados na madrugada de segunda-feira por uma patrulha da CIPE – Cerrado. Recebidos a bala, os policiais revidaram prontamente, baleando dois dos pistoleiros. Os outros três pegaram o mato e não foram encontrados. Levados ao hospital de Posse, o mais próximo, os pistoleiros feridos acabaram chegando sem vida.

Parabéns aos policiais, sou proprietário e esses pistoleiros realmente estão aterrorizando as pessoas de bem!
Como venho falando, alertando e encaminhando e-mails aos veículos de comunicação e a todos os parlamentares da Bahia alertando para o risco e a insegurança que irão reinar nessas áreas em que Goiás, agora depois de abandonar as suas terras situadas ao Norte (hoje Estado do Tocantins) e Nordeste, divisa com a Bahia, por serem áreas, à época, reconhecidamente de extrema pobreza, subdesenvolvida, marginalizada, portanto, desprovida de interesse da Capital Goiânia!
Agora o Governador Perilo, num ato irresponsável, pois parece pretender usar essa disputa judicial com a Bahia nitidamente para desviar o foco do povo goiano ao seu governo envolto com tráfico de influências, nomeações de Secretários e participação ativa da Organização Criminosa comandada pelo Bicheiro Carlinhos Cachoeira, segundo noticia recorrente na imprensa em geral.
Acho até que pretende o Governo de Goiás, com isso, instigar o sentimento de defesa da suposta autonomia de GO, aguçando o apoio dos goianos para a causa! Isso me fez lembrar a frase lapidar do escritor inglês Samuel Johnson que dizia: “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas”.
Não duvido que esteja por trás de tudo isso, invasão do território baiano, onde já reina a segurança jurídica, com a proliferação de cidades baianas e investimentos variados de grupos de investidores nacionais e internacionais, produtores, fazendeiros e moradores, somente por se encontrar em forte processo de desenvolvimento e expansão com técnicas aprimoradas de cultivo das culturas nesta região antes esquecida e desprezada pelos governos goianos, que encomendaram e pagaram ao Ministério do Exército para dizer que são de propriedade de Goiás!
Saltam aos olhos o oportunismo rasteiro e o golpe inaceitável que o Gov. de Goiás Marconi Perilo quer dar na Bahia, pois deixam de assumir a responsabilidade, desprezando e abandonando as 21 (vinte e uma) cidades goianas que estão no Entorno de Brasília, com a população acima de 1.076.443 (um milhão e setenta e seis mil e quatrocentos e quarenta e três) pessoas, censo de 2010, segundo o RIDE http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Integrada_de_Desenvolvimento_do_Distrito_Federal_e_Entorno e estão a uma distância entre 100 a 250 Km, em média, de Goiânia. Goiás, como fez/faz com o seu território situado ao Norte e Nordeste, onde surgiu o Estado do Tocantins e está a Divisa com a Bahia, NEGLIGENCIA, pois NÃO ASSUME A MÍNIMA RESPONSABILIDADE DE OFERECER OS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS À POPULAÇÃO, COMO SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO, TAMPOUCO LUTA PARA DESENVOLVER, ESTRUTURAR e ATRAIR EMPRESAS/INDÚSTRIAS PARA ALOCAR A MÃO DE OBRA DOS JOVENS E ADULTOS dessas cidades do Entorno, pois só visam industrializar e crescer economicamente o Sul do Estado, abaixo de Goiânia! Essas Cidades goianas do Entorno de Brasília já são consideradas pelos especialistas como a área mais violenta do Brasil!
Por que só agora Goiás quer reivindicar, sem ter certeza da titularidade do domínio, essas terras situadas na Divisa com a Bahia, que estão a uma distância de mais de 900 Km de Goiânia?! Por que só agora querem reivindicar? Por que Goiás desistiu, abandonou e tratou com descaso, desprezo e discriminação o seu território situado ao Norte do Estado (hoje Tocantins) e Nordeste (divisa com a Bahia)?
Não resta dúvida que o interesse agora de Goiás é porque essas terras Oestinas têm um dos melhores índices de produtividade agrícola e desenvolvimento técnico-agropecuário do Brasil, mas para isso, Senhores, contou com pesados investimentos de grupos empresariais, produtores, fazendeiros e das pessoas que acreditaram num sonho e lutaram para isso tudo isto se tornar realidade!
Para mim está claro e lógico o que pretende o Governador de Goiás com essa disputa judicial com a Bahia, ele quer é desviar o foco das investigações que o ligam umbilicalmente à Organização Criminosa do Bicheiro Carlinhos Cachoeira, que tem/tinha tentáculos em toda a estrutura governamental de Goiás, de acordo com o que a imprensa noticia, bem como abocanhar, sem nenhum esforço/investimento público e/ou privado, uma região que dispõe de uma das maiores terras férteis do planeta!
Ora, o próprio Governador de Goiás entregou de bandeja a “rapadura” ao dizer que o seu Estado pagou ao Ministério do Exército para realizar estudos topográficos limítrofes aos Estados da BA e TO! É lógico que essa demarcação não seria contrária aos interesses de Goiás, uma vez que quem pagou pelo trabalho do Ministério do Exército foi Goiás! Então, que validade tem essa demarcação? E a Segurança Jurídica? E o direito da população? Afinal, a população do Oeste foi ouvida? É claro que a população que acreditou num sonho e se mudou para essa região há décadas sem nenhuma estrutura e apoio de Goiás e/ou Tocantins não foi ouvida e não querem mudar o status quo!
Isso revela um golpe rasteiro e oportunista que Goiás quer dar na Bahia, usando um documento pago e encomendado ao Ministério do Exército para se locupletar de 90 mil hectares de terras da Região mais promissora do Brasil na atualidade, o Oeste Baiano!
Logo, e por óbvio, o que deve prevalecer são as demarcações e Cartas do IBGE, porque também refletem a situação já devidamente consolidada! Como ficará o Princípio basilar da Segurança Jurídica? E a população que se estabeleceu nesse local? E os produtores, fazendeiros que lá estão como ficam?
Portanto, Sr. Governador Jaques Wagner e demais políticos baianos, o Governador de Goiás não está pensando em “entendimento” coisa alguma, pois disse em alto e bom tom nessa entrevista, que Goiás pretende buscar o que pertence ao seu Estado.
Sr. Gov. Jaques Wagner, e demais autoridades políticas da Bahia, é muito preocupante esse suposto “entendimento” que só o Governador da Bahia diz que estar havendo, a respeito das pretensões inescrupulosas empreendidas pelos Estados de GO, TO!
Não, Gov. Jaques Wagner e demais políticos baianos, os senhores não têm este direito de aceitarem passivamente e resignados que esses Estados, notadamente GO, consigam se apropriar de maneira ardilosa de terras altamente produtivas situadas ao Oeste da BA (ainda mais usando as demarcações encomendadas ao Min. do Exército e pagas por Goiás)!
Por outro lado, não seria replubicano e honesto aos políticos da BA fazerem desta disputa um palanque político em busca dos holofotes e da fama, não, mesmo! Até porque, nenhum político da Bahia, até onde eu sei, acompanhou/contestou/indicou peritos quando da medição efetuada nessas terras pelo Ministério do Exército que, diga-se de passagem, foi contratado e pago pelo estado de Goiás! Agora, senhores políticos, com todo o respeito, não é hora de discussões inúteis e acaloradas, apenas, para se cacifarem perante os eleitores incautos. Agora é chegada a hora de união de todos, sem partidarismo, pelo Oeste baiano, ou se isso não for possível, pelo menos tenham a grandeza e altivez de aceitarem a nossa Separação também do estado da Bahia, já que se não temos defensores, por que continuarmos pertencendo a um Estado que a classe política não luta para nos defender (omissa?!)
Vejam aí a entrevista insuflada do Governador de Goiás Marconi Perilo dizendo que Goiás vai buscar o que é dele! Também fiz alguns comentários que, inclusive, foram elogiados por cidadão goianos, pois esse Jornal Brasil247 é editado pro Brasil e em várias regionais, inclusive, Bahia, Distrito Federal, Goiás e outros…
Mas, está aí a entrevista do Goiano Marconi Perilo que, diferentemente do falado pelo Gov. baiano Jaques Wagner, não está pensando em “entendimento” coisa alguma, pois disse em alto e bom tom nesta entrevista, que Goiás pretende buscar o que pertence ao seu Estado:
http://www.brasil247.com/pt/247/goias247/85380/Goiás-quer-devolução-de-território-hoje-com-Bahia.htm
Vejam os meus Comentários elogiados pelos goianos… NÃO VAMOS DEIXAR QUE A BAHIA PERMITA QUE GOIÁS SE LOCUPLETE DESSAS TERRAS SE UTILIZANDO DE UM TRABALHO ENCOMENDADO E PAGO POR GOIÁS AO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO PARA DIZER QUE SÃO POSSUIDORES DE TERRAS QUE ANTERIORMENTE, QUANDO NÃO SE PRODUZIA NADA, NEM ERA DESENVOLVIDO E HABITADO POR HOMENS E MULHERES QUE ACREDITARAM NUM SONHO E TORNARAM REALIDADE E DESENVOLVERAM E TRANSFORMARAM O OESTE DA BAHIA PARA MELHOR, ERAM ABANDONADAS, DESPREZADAS E DISCRIMINADAS POR GOIÁS…
A PROPÓSITO ESSE ESTUDO ENCOMENDADO E PAGO AO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO POR GOIÁS NÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, INDAGAÇÃO E CONTESTAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, DOS POLÍTICOS, FAZENDEIROS, MORADORES E INVESTIDORES E VAI DE ENCONTRO AOS MAPAS DO IBGE, A SEGURANÇA JURÍDICA E A PAZ SOCIAL…