Viva a diferença.

Hélio Lima

Todos sabem a função do assessor de imprensa de um órgão público: auxiliar o trabalho dos jornalistas,  cobrindo lacunas de informação, fornecendo dados, declarações oficiais e até fotos e vídeos. Isso é o que faz, por exemplo, a Agência Brasil, o blog do Planalto, a Secretaria de Comunicação da Bahia, a agência Câmara, a agência do Senado, etc.etc.

Pois bem: 24 horas depois da posse, a única informação que a imprensa recebeu da Prefeitura e da Câmara de Luís Eduardo Magalhães foi uma foto, completamente fora de foco, diga-se de passagem, no facebook.

Enquanto isso, a assessoria de imprensa de Tonhão remeteu fotos dos eventos de ontem e de hoje, com textos adicionais e ainda avisou a remessa por sms e telefone. E viva a diferença!

A foto acima é uma gentileza do amigo e colega Hélio Lima, um profissional que não deixou a descoberto a imprensa local.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

4 comentários em “Viva a diferença.”

  1. Concordo em gênero, grau e número com as suas palavras. A ASCOM/PMLEM realmente tem deixado a desejar.

  2. Pois bem, vossa senhoria não deixa de estar correto em suas afirmativas.
    Entretanto vale ressaltar que sempre imaginei que a função de um jornal ou de um “blog”, é ir atrás das matérias, fugir um pouco do senso comum, cobrindo eventos importantes, tirando suas próprias fotos, escrevendo matérias com estilo próprio e não apenas se submeter a dependência exclusiva de releases fornecidos por ASCOMs e entidades afins. Acho muito fácil criticar o trabalho alheio, sem fazer o próprio devidamente. Se um jornal de uma cidade pequena não consegue cobrir, por conta própria, nem a posse do prefeito, imagina do resto? Fica aqui o meu questionamento…

    Nota da Redação:
    Use sua fértil imaginação para conceber que estou de férias, a 2.700 km de LEM, mas que mesmo assim gostaria de manter meus leitores informados sobre o que está acontecendo na cidade. Servindo-me de amigos, noticiei a posse pouco tempo depois do fato. Faltou-me a foto, mas fui socorrido por outro amigo. Isso não elide o fato de que as ascom não deva cumprir com a sua missão, já que é paga pelo contribuinte para divulgar as ações do Executivo. Pessoas que nunca tiveram, no mínimo, um entrevero sexual com um jornalista, não deveriam se meter a tal. Hoje, 48 horas depois do ocorrido, a ascom enviou fotos e textos laudatórios. Pergunto-me, eu que não tenho a mesma imaginação fértil de vossa insigne pessoa: para quê?

    1. Peço humildemente desculpa, pois pelo teor da sua resposta, imagino que te ofendi. Não era esse o meu objetivo! Pois imaginava que o seu blog e jornal contasse com mais profissionais e não que dependesse única e exclusivamente de vossa senhoria… Não comentei em defesa de nenhum dos lados, mas reitero a minha opnião de que a mídia, deve-se valer não apenas de recortes e noticías generalizadas, pois esta tem a obrigação de ir atrás da verdade dos fatos, sendo neste caso, imprescindível a imparcialidade!

Deixe um comentário