E a avenida Paulista, não era dos índios?

guaranikaiowa

Frase de um fazendeiro vizinho à área de 11 mil hectares, em Rio Brilhante, MS, onde o Governo quer desalojar produtores para “devolver” aos índios guarani-kaiowá:

“Mesmo que os índios tenham vivido aqui muito tempo atrás, tem uma coisa: o Brasil inteiro um dia foi terra indígena. Não havia índios onde hoje está a Avenida Paulista, em São Paulo? Na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, ou em Natal? Eles não têm os mesmos direitos do que os que querem estas terras? Então, se o governo quiser fazer justiça, vai ter que arrumar muita terra”.

O Brasil tem imensas reservas florestais, onde pode abrigar os seus índios. Mas eles não querem essas terras. Querem fazendas formadas, com solo corrigido, que possa ser arrendado a terceiros, gerar uma boa renda e uma vida muito boa. Não é isso que eles fazem com os garimpos e a madeira localizada nas reservas. Cobram percentagem e vão viver uma vida muito boa a bordo de suas Toyota Hilux.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário