No final do mês, prefeitos estarão em Brasília por conta do erário

Mais de 20 mil representantes dos 5.568 municípios brasileiros, entre prefeitos empossados recentemente, vice-prefeitos, vereadores e seus assessores, estarão em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro para participar do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, terá a participação da presidenta Dilma Rousseff.

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que coordena o evento, informou que o objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais seus principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.

“A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, informou a SRI. Os gestores poderão conhecer melhor, com a oportunidade de contato direto com os ministérios do governo, programas de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano.

No encontro, alguns prefeitos apresentarão casos de boas práticas de seus municípios e de consórcios intermunicipais. Também serão oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse. Da Agência Brasil.

A grande maioria dos Prefeitos vai a Brasília para um fuzuê especial. Jantares, ofertas de lobbies de fornecedores e até uma visita às “primas”. No entanto, há que se reconhecer que a efetividade da capacidade de governar passa pela capacitação dos gestores municipais. Enquanto não houver no País mais técnicos e menos políticos curraleiros nas prefeituras, teremos a manutenção do que se está a ver por aí.

chapadão agricola out

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “No final do mês, prefeitos estarão em Brasília por conta do erário”

  1. O resultado de tudo isso pode ser apenas o aquecimento nos ramos de locadoras, taxi, hotéis, restaurantes, motéis, bordéis entre outros segmentos, que terão movimento significativo em seus lucros, já que tem quem prefeitos que levam verdadeiras comitivas familiares, é o dinheiro público municipal entrando aos montes no comércio do Distrito Federal. Esse é o famigerado turismo político.

Deixe um comentário