Safra de soja poderá ultrapassar os 84 milhões de toneladas

As chuvas nos estados do Sul, centro-oeste e nas fronteiras agrícolas do MATOPIBA estão deixando os produtores mais otimistas com o volume da safra de soja. Em Luís Eduardo é marcante a recuperação, com o incremento da arquitetura das plantas e a vigorosa floração. Veja o que diz o Estadão e a consultoria Safras & Mercado:

A safra de soja no Brasil em 2012/13 deve alcançar um recorde de 84,68 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, apontando um crescimento ante a projeção feita ao final de dezembro. A estimativa anterior da Safras era de uma colheita de 84,31 milhões de toneladas da oleaginosa no país.

A nova projeção representa um crescimento de 25 por cento ante a colheita 2011/12, de 67,76 milhões de toneladas, disse a consultoria em nota. A estimativa de área plantada é de 27,543 milhões na atual temporada, um aumento de 9 por cento ante a safra anterior.

“O mais importante nesta altura é a constatação de que o clima vem contribuindo de forma predominante e os prejuízos parciais em algumas regiões estão sendo mais do que compensados pelo bom desempenho no restante da área plantada”, disse o analista Flávio França Júnior, em nota.

Mato Grosso deverá seguir líder no ranking de produção nacional, com safra de 25,12 milhões de toneladas de soja, seguido do Paraná, que deverá ter um crescimento de 39 por cento ante a colheita 2011/12, prejudicada pelo clima, totalizando 14,4 milhões de toneladas. Editado pelo Política Livre. Leia mais no Estadão.

cidade do automóvel 600x400

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário