Jóias do facebook: a carta para Dona Dilma

Carta de Marcella Martins, Santa Maria – RS, à Presidente Dilma

choro da presidenta“Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse.

Engula que a senhora deu “é” sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas a pedirem socorro.

Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. Não se emocione. Acione! Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade.

Não faça um discurso. Mude o percurso. Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela tv aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

dilma-choraNão, presidente. Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. Não pode chorar sua inércia. Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. Engula o seu choro, presidente. O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. Engula o choro, presidente.”

MARCELLA MARTINS.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

8 comentários em “Jóias do facebook: a carta para Dona Dilma”

  1. TOMEI CONHECIMENTO NA PÁGINA DE UMA AMIGA DE SÃO PAULO, NA DOS GAÚCHOS EU NÃO VI NADA, DE UMA SUPOSTA CARTA DE ALGUÉM CHAMADA MARCELLA MARTINS DE SANTA MARIA, DIZENDO COISAS AGRESSIVAS E OFENSIVAS À PRESIDENTE DILMA. PRIMEIRAMENTE PROCUREI AQUI NO FACE E SÓ ENCONTREI UMA PESSOA COM ESTE NOME, MAS NA SUA PÁGINA NAO EXISTE NADA DISSO. COLOQUEI NA PESQUISA GOOGLE E FIQUEI PASMA PORQUE ABRI MAIS DE DEZ PÁGINAS TODAS COM ESTE ASSUNTO , MAS APENAS O NOME DA AUTORA DA CARTA, NENHUM DADO, NADA QUE A IDENTIFICASSE. ISSO MOSTRA QUE SE FAZEM ARMAÇÕES GROSSEIRAS PARA TIRAR PROVEITO DE UMA TRAGÉDIA E AINDA INCRIMINAR A CIDADE DIZENDO QUE A AUTORA É DE LÁ… QUERO QUE ME PROVEM QUE ESTA PESSOA EXISTE… BANDO DE SEM VERGONHAS

    1. Sem vergonhas?!?!?!!?! pode ter certeza q ela, as pessoas q compartilharam, e todo mundo q tem o mínimo de cérebro nesse país tem vergonha até de mais, desse Brasil lixo e dessa presidente corrupta q nós temos, você q tá precisando de vergonha na cara, defendendo essa assassina, ladra e corrupta

  2. Acredito que os administradores públicos, presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores e os gestores dos partidos políticos que os colocam para governar só são corruptos porque o povo trabalhador deixa, se omite e é submisso ao ser roubado.

    Analisem, em qualquer cidade deste Brasil, vejam quantas pessoas sem trabalhar, não por falta de oportunidade para isso, quantas pessoas produtivas em bares durante o dia todo, todos os dias, e as filas para sacarem benefícios públicos que os estimulam a continuar nesta condição. Classe conhecida, vista e acobertada pelos gestores dos partidos políticos e seus líderes, postos a governar e que tem dever de lapidar a classe improdutiva, para usarem de fábrica de votos.

    Do outro lado trabalhadores e empresários que trabalham e se ariscam muito em seus negócios, trabalham mais de 5 meses por anos para pagar impostos e sustentar esta classe de fabricantes de votos. Empresário e empregado não deveriam brigar, pelo contrário, quem inviabiliza a realização dos sonhos dos 2 é a ladroagem do governo via cobrança de impostos.

    O dinheiro pago via impostos pelo empresário e pelo trabalhador é para sustentar dinheiro gasto em 50% de obras públicas que não trazem resultado e que tem o custo de manutenção maior do que o de construção, (vejam quantos km de asfalto feitos no “passado” e “recentemente” por aqui embaixo dos nossos bigodes, para q? foi eleitoreiro? quanto vai custar de novo para realmente funcionar como deveria e foi gasto, não defendo A e muito menos B).

    Além disso, quanto dinheiro dos impostos pagos pelos trabalhadores e empresários para sustentar a outra classe de fabricantes de votos, que para manter a felicidade desta classe se desvia o $ dos impostos e parte é usada para fazer festa, distribuir pão e “vinho” e defender o(s) palhaços que lá são “colocados” a serem aplaudidos pela comédia que apresentam. A grande maioria que aplaude vem pelo pão, vinho e comédia, comédia feita dos que sustentam isso, os autênticos perseguidos empresários e trabalhadores.

    Respondam, quantas pessoas da classe de fabricantes de votos cada trabalhador e empresário precisam sustentar com o dinheiro pago em impostos?
    Resposta: Todos que não trabalham e são sustentados, mantidos vivos e felizes com benefícios públicos oriundos dos impostos pagos pela outra parte, trabalhadores e empresários. Aí sai a máxima desta semana “País precisa de mão de obra estrangeira, diz Moreira Franco” em, (http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pais-precisa-de-mao-de-obra-estrangeira-diz-moreira-franco). É foi no dia 29/01 2013 anos depois do nascimento de Cristo. É pra chamar todos q trabalham, empresários e trabalhadores de palhaços, ou tem outra explicação?

    Para resolver, os autênticos pagadores de impostos, os trabalhadores e empresários, precisam se unir para pagar menos impostos.

    Menos impostos, mais vagas de empregos e qualidade de vida a todos.
    “Aqui não tem comida de graça” resolve.

    Estando em democracia, enquanto autênticos trabalhadores e empresários não frequentarem e serem ativos dentro dos partidos políticos isto não se resolve, ou seja, usa aquilo que compra ou aquilo que ganha de presente por não ser atuante nesta esfera embrionária.

    1. Engano seu Francisco Oliveira os empresários não estão e jaamais vão ficar ao lado do travalhador uma vez que eles sustentam os governos nos tres níveis assegurando assim a sua vida folgada. Os empresários brasileiros não depositam sequer as contribuições obrigatórios devidas ao empregados e isso é normal o governo ve faz de conta que cobra e o empresário dá um por fora e ta tudo dentro da lei (lei desles é claro).

  3. Ah, na minha opinião o choro Dela é de pena do povo burro pagador de impostos. Povo burro que com os impostos pagos, compra gestores públicos como Todos Outros, como Ela. Rir é q Eles nunca irão.

Deixe um comentário