Boas notícias: o nível dos reservatórios do subsistema elétrico Sudeste/Centro-Oeste continuou a subir nas últimas semanas e chegou a 42,9%, segundo dados de ontem (12) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Os níveis começaram o ano com cerca de 28% e mantiveram-se baixos até meados de janeiro. Depois disso, os níveis começaram a subir, alcançando cerca de 35% já no final do mês. O Subsistema Sudeste/Centro-Oeste responde por 70% da capacidade instalada de energia no país.
Os níveis dos reservatórios do Subsistema Nordeste, que responde por 18% da capacidade instalada de energia, também têm crescido desde meados de janeiro e atingiram 38,6% ontem.
O problema energético do País, cujo governo anda pensando até em novas centrais nucleares, é na hora do “passa a régua”, lá pelo mês de outubro, quando os reservatórios estarão novamente pela bola 7, depois de seis meses de seca. O ONS não fala também que o enchimento dos reservatórios está sendo assistido por termelétricas, que operam a diesel e carvão, em sua capacidade máxima.

