Yoani Sánchez, a blogueira cubana, começa sua viagem ao mundo pela Bahia

yoaniA blogueira e ativista política cubana Yoani Sánchez se disse “feliz” por causa da viagem que iniciou neste domingo  a dez países, a começar pelo Brasil, e que a deixará fora de Cuba durante 80 dias. Ela afirma, no entanto, ter um sentimento  “agridoce” pelas limitações ainda vigentes mesmo após a reforma migratória de seu País.

Após receber mais de 20 recusas nos últimos cinco anos para poder viajar ao exterior, Sánchez embarcou em Havana rumo ao Brasil – nesta segunda-feira (18), ela desembarca na Bahia e participará de eventos em Feira de Santana – que será a primeira escala da viagem que a levará também a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Peru, entre outros países.

Yoani Sánchez afirmou que sua principal bagagem é seu desejo de se conectar livremente à internet e de conhecer o mundo e sua realidade “com seus claros e escuros”. “O mais importante não levo na mala, levo aqui”, disse a blogueira, apontando para sua cabeça. Informações da agência EFE, com edição do Bahia Notícias.

Liberdade de expressão, imprensa livre, conexão com o resto do mundo. Estas são metas muito remotas em ditaduras. Yoani é editora da página Generacion Y e só Deus sabe o que ela tem feito para manter seu blog atualizado.

Leia mais sobre Yoani e seu blog, aqui em O Expresso, publicado em 30/11/2009.

chapadão agricola out

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário