Russos vieram se inteirar da logística baiana

O executivo de uma das maiores empresas do setor agropecuário da Rússia visitou, na manhã desta terça-feira (19), o Terminal Portuário de Cotegipe, em Aratu, a convite do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O grupo analisa a possibilidade de efetivar o comércio bilateral com o Brasil para importar trigo e exportar grãos.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no setor agropecuário o Brasil exporta para a Rússia açúcar, carne bovina e suína, soja e fumo e importa nitrato de amônio, uréia e cloreto de potássio. Já a Bahia exporta café solúvel, sisal e outras fibras, uvas frescas e diversos tipos de borracha.

RUSSOS C-PORT 01

Durante a abertura do I Encontro Empresarial Bahia e Rússia, o diretor do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Aleksander Medvedovsky deixou claro que a escolha da Bahia para sediar o encontro se deu estrategicamente por ser um dos roteiros mais procurados por investidores estrangeiros nos últimos anos e segundo ele, “este é o primeiro passo na preparação para recebermos uma visita do governador Jaques Wagner”.

Eduardo Salles pontuou a importância da Rússia como polo logístico, pois o país está inserido entre dois continentes, Europa e Ásia, além de fazer parte do BRICS – grupo político de cooperação formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo ele, a Bahia precisa ampliar o comércio bilateral e atrair investidores parceiros para agroindustrializar nossos produtos.

“Queremos incentivar também a comercialização de produtos como o chocolate e o charuto”, disse

Salles salientou ainda que a Bahia vai usufruir mais do escritório de representação da Rússia, localizado no Rio de Janeiro, para que novos investimentos sejam vislumbrados até setembro deste ano, quando uma equipe da Seagri realizará uma missão para a Rússia.

A delegação russa, composta por 30 empresários, está em Salvador deste a última segunda-feira (18), onde participaram do I Encontro Empresarial Bahia e Rússia, que aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), realizada pelo Governo do Estado, pelo Conselho Comercial Rússia-Brasil, em parceria com a Fieb. A aproximação comercial entre os dois países, com vistas na geração de investimentos no setor de agricultura, mineração, indústria e petroquímica foi o objetivo do encontro, que durou o dia todo. À noite, o grupo participou de um jantar de com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, que na ocasião representou o governador Jaques Wagner.

Os empresários reuniram-se ainda, na tarde desta terça-feira (19) com o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças e do Coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura, Eracy Lafuente, a pedido dos investidores russos, para obter informações sobre o Porto Sul. A delegação deverá despedir-se da Bahia nesta quarta-feira (20)

Líder formato outdoor

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Russos vieram se inteirar da logística baiana”

Deixe um comentário