O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, realizou, na semana passada, a primeira reunião do ano. A presidente do Conselho, secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, abordou vários temas desde a Conferência de Estocolmo em 1972, onde foram debatido pela primeira vez os problemas ambientais mundiais, até explicações para melhor entendimento das questões ambientais locais.
Foi abordado que a Secretaria de Meio Ambiente faz parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, que tem como a principal finalidade estabelecer um conjunto articulado de órgãos, entidades, regras e práticas responsáveis pela proteção e pela melhoria da qualidade ambiental.
Nesta primeira reunião, além da capacitação e esclarecimento das atribuições dos conselheiros, também foi constituída uma câmara técnica sobre a construção da resolução que vai debater a restauração de áreas degradadas. Essa ação, denominada Muvuca, é o método de plantio mecanizado de sementes nativas florestais. O Município vem implantando o sistema nas propriedades rurais municipais desde 2011 com o Projeto LEM APP 100% Legal. A próxima reunião do Conselho será 05 de março no centro administrativo e é aberto ao público.

