Angical: padre assassinado com requintes de crueldade

Padre Raimundo em ato religioso recente
Padre Raimundo em ato religioso recente

Com informações do site Fernando Pop e de outros blogs da Região.

Os pacatos moradores da cidade de Angical foram abalados, nesta madrugada,  pela notícia do bárbaro assassinato de Raimundo Reinan Valette, o pároco da cidade. De acordo com informações policiais, o rosto do religioso foi totalmente desfigurado, apresentando um corte profundo na boca, inclusive um dos dedos da mão esquerda foi decepado.

 O delegado do SILC – Serviço de investigação de Local de Crime, Antistenes Benvindo e sua equipe estão apurando o crime. O padre foi morto supostamente a golpes de arma branca e pedradas, haja vista, a localização de uma pedra,  um facão e uma faca ao lado do corpo que teve os braços, pescoço e cabeça mutilados pelos golpes.

Um dos dedos decepado e outro mutilado, além de lesões, comprovam que ele teria lutado com os criminosos pela sobrevivência. O delegado não forneceu maiores detalhes do crime, alegando que estava preparando um relatório do fato para encaminhar imediatamente a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A principal hipótese é de crime de latrocínio, uma vez que, o carro do pároco um Pálio/Fiat, de cor prata, foi roubado pelos criminosos. Vizinhos da casa paroquial, na rua do clube AABB, ouviram os gritos de socorro e logo em seguida avistaram três elementos suspeitos identificados por Rodrigo, Soró e Douglas saindo do local. 

Assim que a notícia chegou ao 10º BPM, a Polícia Militar iniciou os trabalhos de buscas na região, no entanto, até as 08h de hoje, 11, não haviam pistas dos acusados. A equipe de perícia do Departamento de Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o IML regional.

O padre chegou a Barreiras em 2001 e com a ausência de padres na região, assumiu a missão de trabalhar em prol da comunidade religiosa de Tabocas do Brejo Velho, onde se candidatou a prefeito nas eleições 2008, pelo Partido dos Trabalhadores.  Em 2009 foi transferido para a paróquia de Angical, onde segundo o bispo Diocesano de Barreiras, Josafá Menezes deixa um grande legado social e religioso. 

“A Diocese lamenta muito esta perda, porque o padre Renan, veio para Barreiras, ajudar-nos, num período difícil, em que tínhamos poucos membros na região. Ele já tinha decidido retornar para sua cidade natal (Ilhéus) em 2014, mas infelizmente sofreu esta barbaridade”, ressaltou. 

Renan era assistente da escola família agrícola de Angical e Tabocas do Brejo Velho, e segundo o bispo, se empenhava bastante na formação de jovens nos dois municípios. “Sua morte provoca uma comoção muito grande em todos nós e principalmente nestas regiões”. 

Em Barreiras será realizada uma missa de corpo presente às 16h, de hoje, na cadetral São João Batista, em seguida o corpo será transladado para o município de Ilhéus, onde reside a família do sacerdote.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

5 comentários em “Angical: padre assassinado com requintes de crueldade”

  1. E UM ABSURDO, QUE UMA PESSOA QUE RENUNCIA TANTO NA VIDA PARA AJUDAR AS PESSOAS, E LEVAR A PALAVRA DE DEUS, SOFRA UMA VIOLENCIA DESTA. A SOCIEDADE VAI COBRAR JUSTIÇA, CADA MARTIR ENTERRADO JUSTIÇA TEM QUE BROTAR NA SOCIEDADE E NA CONSCIENCIA DAS PESSOAS.
    DEUS TE RECEBA PADRE RENAN.

  2. que absurdo como pudero fazer isso com um padre que coisa horivel esses bandidos tem que ser punido pelo o crime tao monstruoso como esse aqi no brasil tinha que ter a pena de morte para estes bandido que comete crimes como esse e muito mais que deus abencoa os familiares deste padre que encontrem paz senhor amem

  3. Receber o mal quando se pratica o bem. Que ordem e essa meu Deus! Sou da paroquia de Angical e REINAN era não só nosso padre, mas meu amigo e irmão. A dor da perda e incalculável, e a forma como aconteceu aterrorizante e desumana. Ele tinha deixado minha tia, minha irma e meu filho (que e coroinha) logo apos a missa na porta de casa e logo, por volta de 22:30 foi surpreendido por esses monstros endemoniados que esfacelaram seus planos, sua missão, seu sonho de voltar para casa e fazer um grandioso trabalho por la, em fim arrancaram sua vida e também um pedaço da nossa… Saudades eternas.Obrigada Reinan!!!!!!

  4. A morte fisica faz parte da vida e, temos que aprender a lidar com ela, mas a violencia não!!! Nos da familia perdemos muito, mas a comunidade que ele se desdobrava em ajudar perde ainda mais……………………. Uma dor aguda e cheia de indignação assola nossa familia. Conforta-nos apenas saber que ele não se intimidou e até o ultimo instante lutou pela vida e tentou sempre ajudar, sem escolher a quem. Desejo que uma semente de amor, fe e esperança germine no coração das pessoas que ele assistia. Va em paz Padre Reinan

  5. Hoje, eu considero uma pessoa melhor, porque Reinan me ajudou a enxergar o mundo melhor,hoje eu sei que Deus está mais perto de mim,isto me conforta e me faz assumir a missão com mais responsabilidade,era meu amigo,ficarei na saudade e agradeço a DEUS pela a oportunidade de conhecer uma pessoa com uma visão de um mundo melhor, começando dentro de nós!!!A parte melhor ele não esta aqui para torcer para minhas conquistas,e poder dizer a ele vc contribuiu muito para que todas BÊNÇÃOS esteja chegando na minha vida,uma vez eu falei pra ele que Deus me amava, mas eu fazia muito pouco por ele,vou orar por vc Claudinha,vejo hoje uma necessidade grande de buscar este DEUS pra minha vida…Valeu Reinan,são 6 meses …….Claudinha!!

Deixe um comentário