Exigido pela Norma Regulamentadora – NR 31, a qual trata da segurança e da saúde no trabalho em atividades ligadas a agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura, o curso de transporte de trabalhadores rurais esteve entre os treinamentos destaques oferecido pelo Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, nesta última semana.
Durante os dias 11 a 15 de março, a pauta central foi a segurança do trabalhador, com enfoques na legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, convívio social no trânsito e relações interpessoais.
Para a especialista em Norma Regulamentadora (NR´s) e Prevenção de Passivos Trabalhistas do Instituto CNA e instrutora da atividade, Ana Paula Brandão:
“O curso é de suma importância a quem realiza o transporte de trabalhadores, visto que a prevenção de acidentes é sempre a melhor solução e, somente através de capacitação que conseguimos conscientizar sobre a valoração da vida de quem transporta e de quem é transportado. Focamos apenas na lei. O que é permitido e o que é proibido, mas nossa maior dificuldade, ainda está em trazer o colaborador para a sala de aula”.


É realmente um curso de suma importância, conhecimento nunca é demais se os colaboradores não comparecem quer dizer que eles não querem se qualificar, isto implica dizer que não estão nem ai para a vida de seus passageiros, portanto jamais poderiam continuar na profissão.