Com ausência de 1/3 dos vereadores, Câmara tem sessão tranquila

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães transcorreu em clima de tranqüilidade, sob a presidência do vice Voga Pelissari. Com ausência de 5 vereadores, entre eles os polêmicos Sidnei Giachini e Katerine Rios, e sem projetos na pauta para votação, os pronunciamentos dos vereadores tanto no grande expediente, como no pronunciamento das lideranças e nas comunicações parlamentares, foram dedicados a moções de pesar pelo falecimento do pai do colega Claudionor Machado e algumas indicações ao Executivo.

camara 19 003

Erik Café lamentou o atendimento dos bancos na cidade, principalmente nos caixas eletrônicos, em fins de semana, e dos caixas convencionais, durante o expediente.

Juvenal Canãa relatou reunião de 5 vereadores com a direção da empresa Galvani, quando foram demonstrados que os níveis de compostos químicos das chaminés da indústria estão dentro dos parâmetros dos órgãos de regulação do Governo Federal. E pediu também a instalação de um número maior de repetidoras de TV, de sinal aberto, na cidade.

camara 19 005Mardonio pediu mais controle das praças da cidade pela Guarda Municipal, com o principal objetivo de inibir o tráfico de drogas.

O vereador Renildo voltou a protestar pelas condições precárias da Delegacia de Polícia, inclusive da alimentação dos policiais. Afirmou que a permanecer a situação corremos o risco de perda de efetivo, pois muitos policiais demonstraram desejo de transferência para outras cidades.

O vereador Eltinho tratou do mesmo assunto e, erroneamente, afirmou que um convênio entre Prefeitura e Estado, para a construção de um anexo administrativo, na delegacia, repousa na Secretaria de Segurança Pública. Na verdade, o convênio já foi assinado, mas a Prefeitura não quis encarar a missão de construir o prédio, já que a obrigação é do Estado. O Conselho de Segurança de Luís Eduardo, CONSEG-LEM, que está arcando com cerca de R$8 mil mensais de locação de carros e manutenção de frota, também não tem disponibilidade financeira para encarar a situação.

Ônus transferidos

Hoje a Prefeitura Municipal já arca com alimentação para os policiais, material de expediente para a delegacia, pagamento de funcionários cedidos, aluguel de apartamentos, fornecimento de combustível e realizou, há pouco, reforma nas celas, tanto que não aconteceram mais fugas depois do reforço do piso. A Câmara Municipal arca com o fornecimento de cartuchos.

camara 19 008O vereador Wangles Glicério dos Santos, o Guinho da Contem, diz que vai doar um terreno de 20 mil metros, na BR 242, para a construção de um abrigo para idosos. E que espera contar com doações de igrejas, órgãos públicos e entidades benemerentes da cidade.

O vereador Deusdete Petronílio de Jesus pediu a continuidade do asfaltamento da avenida Ayrton Senna,  até o estádio municipal.

Com a ausência dos vereadores, por motivos diversos, inclusive do presidente da Casa, Cabo Carlos, a sessão durou um pouco mais de 2 horas.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário