Faleceu na madrugada de quinta-feira, 28, o ex-prefeito de São Desidério, José Fernandes de Santana. Aos 82 anos, José Fernandes estava em tratamento no Hospital Santa Helena em Goiânia, onde teve falência múltipla dos órgãos. O enterro será sexta-feira, 29, às 17 horas.
Filho único de Julião José de Santana e Norberta Rodrigues de Santana, José Fernandes de Santana, nasceu em São Desidério no dia 29 de maio de 1931. Cursou até a 4ª série do antigo primário. Casou-se com Ana Maria de Santana com quem teve oito filhos. Trabalhou como fiscal de obras no período da gestão do Prefeito Abelardo Alencar, de 1963 a 1966. Entrou para a política elegendo-se vereador por dois pleitos, de 1967 a 1970 e de 1971 a 1972.
Como prefeito, pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atual PMDB, administrou o município por dois mandatos, de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992. Entre as principais obras que realizou nesse período, destacam-se a construção das praças Juarez de Souza, da Augusto Torres, da Igreja Matriz e do antigo Mercado Municipal, construção do antigo prédio do SESP, do Estádio Municipal, da Creche Municipal Ana Maria de Santana, instalação do 2º Grau, trouxe para o município os sinais de TV e de telefone e beneficiou a população com a vinda do serviço de expedição de documentos. Na cultura, foi o pioneiro na realização de festas de São João na sede e dos festejos de São Pedro com a tradicional fogueira em frente a capela do Cemitério São Pedro.
O prefeito Demir Barbosa decretou luto oficial de três dias. “Sem dúvida uma perda irreparável para o município. Uma pessoa que muito contribuiu para a história e o desenvolvimento de São Desidério realizando importantes obras. Foi um grande homem, e grande político”, declarou o prefeito Demir.

