Pular para o conteúdo

Leão lidera audiência preparatória para o Seminário da FIOL

06/04/2013

lançamento seminárioTexto e fotos de Eduardo Lena

Foi realizado na manhã de ontem, 05, no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), reunião preparatória para o Seminário “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa”, que será realizado no próximo dia 26 de abril, em Barreiras, Oeste da Bahia. A obra interliga a Ferrovia Norte/Sul, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, em Ilhéus, passando por 47 municípios da Bahia.

O evento é uma realização da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado da Bahia (Amirs), Prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e Associação dosa Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe (AELB). Conta com apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Alba, Aiba, Abapa,  CDL Barreiras e Fieb.

leão

Capitaneada pelo dep. fed. João Leão (PP/BA), a reunião de mobilização reuniu prefeitos, vereadores, técnicos ligados ao setor de transportes, lideranças políticas e empresariais dos municípios que de uma forma ou outra serão beneficiados pela construção da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol).

Durante seu discurso, o parlamentar informou que o seminário de Barreiras contará com a presença do governador Jaques Wagner, bem como todo seu primeiro escalão, além da participação de cinco ministros de estado, entre eles o recém empossado Ministro dos Transportes, o ex-governador e ex-senador César Borges (PR).

“Precisamos lotar o espaço onde será realizado o seminário para demonstrarmos a importância dessa ferrovia para o Oeste do Estado e para a Bahia como um todo. É necessários que cada um dos prefeitos da região faça uma grande mobilização e traga seus munícipes para participar desse importante evento que discutirá a retomada e conclusão das obras da Fiol”, comentou o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, a Fiol é fundamental para o desenvolvimento do Estado e do País, a obra está parada por problemas técnicos e de ordem ambiental. Em funcionamento, a Fiol beneficiará mais de 140 municípios baianos no entorno do empreendimento, já tendo contratado até 2014 o transporte de 50 milhões de toneladas de produtos, entre minérios e a produção de grãos do Oeste do Estado. “Cada locomotiva, com seus 180 vagões, terá capacidade de transportar até o Porto de Ilhés, litoral baiano, mais de 22 mil toneladas por viagem”. Veja mais no site do jornal Nova Fronteira.

No comments yet

Deixe um comentário