São Desidério terá comprovação biométrica nas eleições

são desidério

O prefeito Demir Barbosa participou nessa segunda-feira, 15, de uma reunião na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE/BA – em Salvador, para discutir sobre o sistema de revisão biométrica eleitoral de São Desidério. O município representa a 100ª zona eleitoral da Bahia e foi contemplado para fazer o recadastramento de identificação biométrica de eleitores que está previsto para o mês de junho.   

Na Bahia, 37 municípios foram contemplados. A previsão é de que os eleitores serão recadastrados para votar através da identificação com as digitais no segundo semestre de 2013.  Neste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as cidades que serão contempladas pelo cadastramento biométrico este ano.

“A biometria é usada em inúmeros lugares para melhorar a segurança ou conveniência dos cidadãos. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. E a 100º zona eleitoral que representa a cidade de São Desidério foi contemplada para iniciar o processo de recadastramento biométrico eleitoral,” disse o corregedor do TRE, Josevando Souza Andrade.

Ainda de acordo com a Corregedoria Regional Eleitoral – CRE, órgão interno do TRE-BA responsável por fiscalizar o procedimento, à previsão dos dados biométricos dos eleitores nestas cidades sejam finalizados de junho a novembro deste ano. 

“Os 37 municípios que foram contemplados terão seis meses para recadastrar os eleitores, e o eleitor que não comparecer terá o titulo cancelado automaticamente. Mas, se dentro desse prazo o eleitor não compareceu, ele terá que procurar o cartório eleitoral da cidade onde vota e efetuar o recadastramento até o mês de maio de 2014,” disse o Corregedor.

A meta do TSE é que 20% do eleitorado do país estejam recadastrados para as eleições de 2014. O objetivo é de que a totalidade dos eleitores brasileiros seja alcançada em 2018, mas que em 2016 a proporção deve aumentar para 40% de cadastramento de eleitores.  A partir do segundo semestre de 2013, o título de votação será feito no cartório eleitoral pelo  sistema de identificação biométrico.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “São Desidério terá comprovação biométrica nas eleições”

Deixe um comentário