
Foi inaugurada na terça-feira, no fim da tarde, a Casa de Passagem com objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de risco, resultado de parceria entre o Ministério Público, Governo Municipal, Associações, Conselho da Criança de do Adolescente (CDCA), Conselho Comunitário de Segurança, entidades religiosas, veículos de comunicação e parceiros da comunidade.
A Casa de Passagem possui 930m², sendo 787,9m² de área coberta e o restante destinado para horta comunitária e parque infantil. A casa está localizada na rua Irará próximo a avenida Trancredo Neves, no bairro Santa Cruz.
De acordo com promotor titular da Vara Cível Dr. André Bandeira de Melo Queiroz, “o município só tem a ganhar com a Casa de Passagem, as pessoas e entidades envolvidas valorizam a criança e o adolescente. O Ministério Público apoiou desde o início, para que este dia chegasse”, disse o Promotor ao falar da seriedade da Associação dos Moradores do Aracruz(Ama), entidade que está a frente do projeto.
O Promotor Dr. George Elias Gonçalves titular da vara Crime, Infância e Juventude afirmou que “a criminalidade tem origem social e a Casa de Passagem tem o papel de realizar a prevenção com a juventude”.
Os jovens em vulnerabilidade social antes eram encaminhados para Salvador. A Casa de Passagem, receberá o apoio do governo municipal com um convênio.
O prefeito Humberto Santa Cruz afirmou, durante a cerimônia de inauguração, que é através da união que a sociedade se fortalece e consegue concretizar sonhos. A prefeitura fez a doação do terreno e Câmara de Vereadores em sessão ordinária, aprovou. Foi onde tudo começou. A Ama, através do seu competente quadro social, conseguiu captar recursos para construção da Casa de Passagem. Ainda é o início de um processo delicado que é a manutenção da entidade.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social garantirá, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referencia de Assistência Social(Cras), o auxílio nas inúmeras atividades com a juventude dentro da Casa de Passagem. A Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalhou na obra e continuará dando o total apoio no que for necessário nos próximos tempos.
O projeto inaugurado teve um custo de R$430 mil e parte dos recursos vieram do Fundesis – Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável.
A obra foi realizada em tempo recorde: em 25 de janeiro de 2012, o Prefeito, o promotor André Bandeira de Mello, o juiz da vara cível, Pedro Rogério de Castro Godinho, a então presidente da AMA e principal batalhadora pela obra, Zelinda Novais, e o então vereador Valmor Mariussi, lançam a pedra fundamental. Quinze meses depois, a comunidade recebe de braços abertos a obra.



Parabéns a todas as pessoas, Entidades e os Três Poderes envolvidos. Apesar dos representantes da AMA, quererem apagar o trabalho dos mentores do projeto da casa de passagem, com essa foto ficou difícil… sem a Câmara de Vereadores não teria o terreno. Eles podiam ter vetado se assim o quisessem. A AMA, está limpa graças a Zelinda Novais que tentaram apagar as marcas também. Mas, o jornal expresso é imprescindível e preciso em seus arquivos de imagens.