Luís Eduardo prepara propostas para o 8º Congresso Estadual de Profissionais do Crea

Luís Eduardo Magalhães será o quinto município baiano a discutir propostas para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Crea-BA. O evento microrregional vai acontecer no dia 13 de maio, às 18h30, na Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro é dar voz às expectativas dos profissionais do segmento tecnológico e da sociedade, quanto à definição de políticas, estratégias, programas e integração do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A formulação de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país e o aperfeiçoamento da visão de futuro do Confea/Crea, com projeções até 2022, estão entre as propostas do evento, que tem como tema Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional. O 8º CEP terá ainda eixos temáticos abordando a formação, exercício e integração profissional; organização do sistema e inserção internacional.

“É importante reiterar que o Sistema é feito por todos os profissionais. Esse  é um momento em que todos – da capital e do interior – podem e devem participar de maneira igualitária e democrática com propostas que contribuam para o aprimoramento do seu conselho profissional”, disse o coordenador do CEP, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija.

Na avaliação do presidente do Crea,  engenheiro mecânico Marco Amigo, a atualidade do tema  central do Congresso é importante porque propõe a adequação da legislação profissional às demandas do mundo atual. “A tecnologia evolui vertiginosamente. As necessidades profissionais, sociais e as relações trabalhistas se modificaram. A legislação deve traduzir o momento que vivemos”, disse.   De acordo com Amigo, além da Lei 5194/66, considerada um marco, outros dispositivos legais interferem direta ou indiretamente no trabalho dos profissionais do Sistema, e precisam ser atualizados, a exemplo da Lei 6496/77, que instituiu a ART e a Mútua.

Os eventos nas 27 cidades-sede das inspetorias do Conselho ocorrerão entre os dias 06 de maio e 28 junho. As discussões nos municípios precederão o 8º Congresso Estadual de Profissionais, marcado para os dias 11 e 12 de julho , em Salvador. Cada evento vai gerar propostas, que serão discutidas na versão nacional do evento, prevista para acontecer de 12 a 14 de setembro, em Gramado (RS).

A expectativa da organização do 8º CEP é mobilizar um milhão de profissionais e cerca de 50 mil lideranças em todo o Brasil.

Mais informações sobre o CEP no site do Crea-BA: http://www.creaba.org.br

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário