Boatos sobre fechamento do “Bolsa Família” criam tumultos em 12 estados

Luís Carlos Nunes, editor do Oeste Global, informa por telefone que o movimento na Caixa Econômica Federal, em Formosa do Rio Preto, deve ter reunido acima de 1.000 pessoas, motivado por boatos que atingiram 12 estados do País, dando conta de um suposto encerramento do programa Bolsa Família do Governo Federal. A cidade tem 23 mil habitantes e menos de 3.000 beneficiados pelo Programa.

O jornalista Roberto de Senna, que se encontra em Santa Rita de Cássia, disse que se formaram imensas filas na agência daquele Município, esperando para a retirada de dinheiro.

ravi-singh election mall (1)Fontes não oficiais do Governo apontam para sistemas do indiano Ravi Singh, o autor da estratégia das Cinco Ondas e marqueteiro de José Serra na última campanha. Ele atuou contra o então candidato Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, na empresa ElectionMall, especializada em fazer campanhas de baixarias pela internet.

O primeiro registro na internet apareceu às 3h20m da madrugada de sábado, em Picos no Piauí, tomando a seguir vulto em todos os estados do Norte/Nordeste. O ponto mais ao Sul onde os boatos atingiram foi Telemâco Borba, no Paraná. Em Belém do Pará e na Baixada Fluminense aconteceram tumultos sérios, com destruição de agências e confronto com forças policiais.

A agência da Caixa de Campo Maior, no Piauí, foi invadida, nesse domingo, 19, pelos beneficiários do Bolsa Família, após boatos sobre a suspensão do benefício Federal. A invasão causou confusão porque, por volta das 14 hs os caixas eletrônicos da agência ficaram sem dinheiro.

Outro foco inicial de disseminação do boato foi identificado no interior da Paraíba. Informações não oficiais dão conta que a Polícia Federal já identificou sites falsos do Programa Bolsa Família.

Após a entrevista da Ministra, conforme notícia da Agência Brasil, publicada abaixo, o boato foi interrompido.

Salvador, Bahia

Um verdadeiro caos se instalou nas portas das agências da Caixa Econômica, em Salvador, segundo relato da TV Aratu. As informações que circularam davam conta de que o benefício só seria possível ser sacado até ontem (18).

Segundo informações da Central de Polícia, em vários pontos da cidade aconteceram tumultos e confusões, por causa do grande número de beneficiários apreensivos que tentam fazer saques nos caixas eletrônicos. Ainda de acordo com a Centel já foram registradas ocorrências nas agências dos seguintes bairros: Itapuã, Matatu, IAPI, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras X e Iguatemi, entre outros.
 
Fora da capital baiana, a situação não é muito diferente. Em Lauro de Freitas e Candeias, na Região Metropolitana, também, foram registradas algumas confusões, além de vários tumultos em alguns pontos de Feira de Santana, a 109 km de Salvador.
 
No início da tarde de hoje, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota oficial à imprensa negando a veracidade da notícia e informando que foi aberto inquérito na Polícia Federal para apurar de onde partiu o boato.

Rio de Janeiro

Interior do Piauí: mães vão à CAIXA para retirar os proventos do Bolsa Família
Interior do Piauí: mães vão à CAIXA para retirar os proventos do Bolsa Família

Segundo a Agência Estado, os boatos sobre a suspensão do Programa Bolsa Família também provocaram correria e confusão em agências bancárias da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio de Janeiro. Segundo informações da assessoria do banco, problemas foram registrados nas agências dos municípios de Queimados, Belfort Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em alguns bairros da capital, como São Cristóvão, Largo do Bicão e Bonsucesso. Também houve tumulto em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

Ontem (sábado), a falsa informação de que o Programa Bolsa Família seria encerrado pelo governo federal levou os beneficiários a correrem para sacar o dinheiro nas agências da Caixa. O boato, desmentido pelo banco e pelo governo federal, provocou grande confusão, principalmente nos Estados do Nordeste. No Rio de Janeiro, a Caixa registrou depredações sábado em agências bancárias em Queimados e Nova Iguaçu.

Em Belford Roxo, beneficiários do bolsa família fizeram longas filas nas agências da Caixa Econômica no centro e no bairro Lite XV, na noite de sábado. Houve confusão no trânsito e, segundo o site Notícias de Belford Roxo, algumas famílias, com medo de não conseguirem fazer os saques, foram para agências de cidade próximas, como Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Em Guarus, distrito de Campos (RJ), a confusão aconteceu na tarde de ontem em uma agência no bairro Parque Jardim Carioca, e a Polícia Militar precisou ser chamada para conter o tumulto.

Apesar do desmentindo, a Caixa informou que vários beneficiários ainda estão tentando sacar o dinheiro do programa em agências na capital fluminense neste domingo. Filas foram registradas nos terminais de atendimento das agências nos bairros de Bonsucesso, São Cristóvão e Largo do Bicão, além da agência do Norte Shopping, no bairro de Del Castilho. Para evitar novas confusões, os gerentes foram deslocados para os locais para informar à população que o cronograma de pagamentos do programa segue normalmente.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário