Uma torneira acionada por um pedal. Uma ideia simples, barata, fácil de instalar e ainda tem uma contribuição imensa com o meio ambiente. O projeto elaborado pelos alunos do nono período de engenharia de produção da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) foi um dos sete projetos apresentados nesta última quinta-feira, 23, durante a Feira da Engenharia Empreendedora promovida na IES.
Segundo o acadêmico Murilo de Carvalho Machado, integrante do grupo, o projeto funciona a partir de um processo mecânico capaz de liberar e controlar o fluxo de água de uma torneira, utilizando apenas um pedal acionado a uma válvula, ou seja, não necessita de energia. “Nossa ideia foi baseada no imenso desperdício de água e de energia, visto que no mercado somente oferece esse tipo de torneira elétrica”, explica.
O projeto que demorou cerca de dois meses para ser implantado, entre pesquisa e viabilidade, tem outras vantagens, entre elas, o não contato com a torneira evitando casos de contaminação cruzada. A iniciativa custou em torno de R$ 100,00 e pode ser de uso residencial, quanto comercial (consultórios) e industrial.
OUTROS PROJETOS
Além desse projeto, a Feira também contou com a amostra de outras iniciativas inovadoras, com foco na produção de novos produtos sustentáveis e tecnológicos, a exemplo dos projetos Bioquality, que transforma o óleo de cozinha em biodiesel;Hidrômetro conscientizador, capaz de demonstrar de forma objetiva o consumo de água em uma residência; I&O, um dispositivo criado a partir do brinquedo ioiô com uso em datashows focado na redução de pilhas e o Dispositivo Eletrônico Multifuncional construído com material reciclado que acionado ao aparelho móvel de telefone permite a exemplo, o desligamento de uma motocicleta em caso de roubo.
O Eco Dispenser, uma máquina, que na praticidade, funciona como um repositor de produto em embalagens já utilizadas, reduzindo o custo do produto final ao consumidor, além de uma contribuição enorme para o meio ambiente, com a redução de resíduos sólidos e de estoque, também esteve no roll de projetos da primeira edição da Engenharia Empreendera da FAAHF.
Outro projeto apresentado no evento foi o PROSUCEFA – Projeto Sustentável FAAHF CEMAC, que será discutido à direção geral das instituições e tem como objetivo a reciclagem do papel consumido na faculdade e no colégio, bem como a implantação de áreas verdes (parede verde) próxima a lanchonete e a arborização do campus.
Para o professor Ronaldo Maurer, a Feira instiga o aluno para a prática. “Às vezes a rotina de sala de aula cansa o aluno, principalmente a teoria, então a iniciativa do projeto da Feira da Engenharia Empreendedora veio justamente para estimular esse acadêmico, unindo, espírito empreendedor e criação de novos produtos para o mercado”, complementa.




