O aeroporto de Porto Alegre tem ficado fechado, na última semana, entre 7 e 8 horas a cada dia, por motivo de nevoeiro. É estranho que o Governo aumente pontes de embarque, o número de lojas, os saguões, puxadinhos e tenha inclusive um projeto para o aumento da pista e não instale o ILS – Instrument Landing System, instrumentação de aproximação de terceira geração, que leva os aviões até tocar na pista voando apenas pelas indicações dos instrumentos. Porto Alegre já tem o ILS de primeira geração, que é comum, nos Estados Unidos, desde a década de 60.
Atualmente os principais aeroportos no mundo utilizam este sistema para permitir pousos em condições meteorológicas marginais, porém dentro das mais altas exigências na área de segurança de voo. Sem esse sistema, o já caótico movimento em aeroportos iria se complicar ainda mais com voos atrasados e impossibilitados de pouso devido a más condições de tempo, além de aumentar a margem para acidentes nas fases de aproximação.
Como a Copa do Mundo será realizada no próximo inverno, se prevê que o já complicado tráfego do Aeroporto Salgado Filho sofra as mesmas restrições de aproximação.


