A União dos Municípios do Oeste da Bahia,(Umob), reuniu-se no início do mês de junho, na sede da associação, em Barreiras, com a presença de nove prefeitos da região, para discutir sobre o sistema de transporte coletivo nos centros urbanos. O encontro também contou com a presença do professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Goiás, (UFG), Robert Taylor que realizou uma apresentação sobre o Projeto de Implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O SIM desenvolve atividades que visam o controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal e vegetal com venda exclusiva dentro dos município do oeste da Bahia. A meta mais importante deste serviço é a redução da produção e comércio de produtos de origem animal e vegetal clandestinos, os quais podem trazer a prejuízos a saúde da população principalmente a disseminação de doenças como teníase, brucelose, tuberculose, listeriose e salmonelose.
O presidente da Umob, Humberto Santa Cruz, acredita que a centralização em um único município, através de Consórcios, irá suprir as necessidades dos pequenos municípios do oeste que necessitam atenção com produtos in natura, reduzindo custos e facilitando a implantação de novas atividades desta natureza.
Luís Eduardo Magalhães e Barreiras já possuem esse Serviço de Inspeção e necessitam da união de mais cidades para ingressar no grupo e tentar captar recursos para aprimorar as atividades realizadas nos municípios.
A intenção é Implantar o Consórcio dos Serviços de Inspeção Municipal de acordo com territórios. A região oeste possui um grande potencial em produtos lácteos, gado de corte, produção de defumados, doces e diversos produtos artesanais. Sendo essencial para ascensão da economia municipal principalmente motivando a geração de renda, proporcionando mais empregos e qualidade de vida para campesinos oriundos da agricultura familiar.
Para o gestor municipal de São Desidério, Ademilton Barbosa, “temos muitos açougues clandestinos, com dificuldade de fiscalização. O SIM só irá trazer benefícios para nossa cidade e podemos juntar forças para estimular a venda dos produtos que o pequeno produtor tem a ofertar. Precisamos dessa ação”.
A UMOB debateu também sobre a circulação de vans, táxis e moto-táxis clandestinos nos municípios e maneiras legais para implantar um eficaz sistema de transporte coletivo para a zona urbana e rural.
O presidente Humberto Santa Cruz, oficializou um documento com o nome dos gestores municipais do oeste presentes, para levar ao vice-governador e secretário de Infraestrutura do estado na Bahia, Otto Alencar. O objetivo é solicitar uma audiência para expor a situação do transporte coletivo na região e pedir ideias para possíveis soluções com intervenção e auxílio do governo estadual.

