O deputado Herbert Barbosa (DEM) apresentou emenda ao projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a transferir para a União os trechos de rodovia estadual, a chamada federalização das estradas. A proposta do parlamentar inclui as BAs 458, 459 e a 460, que integram o Anel da Soja.
De acordo com Herbert, a emenda requer a federalização do Anel da Soja, face sua importância econômica e estratégica para produção e escoamento de grãos, haja vista que a União detém maior capacidade orçamentária frente as condições do Estado. “Além da soja ser vital no processo das exportações do país, com reflexos positivos na Balança de Pagamento”, justificou o deputado.
Preocupado com a qualidade das estradas, Herbert Barbosa já tinha apresentado uma indicação ao Governo do Estado solicitando a pavimentação asfáltica das BAs 458, 459 e 460. Na justificativa do documento, o democrata considerou as condições precárias do Anel da Soja e o intenso tráfego que aí se desenvolve, particularmente de grãos, em uma extensão de cerca de 220 quilômetros que vai integrando-se com a malha viária da BR 242.
Herbert acredita que a ação irá promover uma melhor internalização no processo de escoamento da produção de grãos no Estado, uma vez que parte dessa produção hoje é escoada pelo Estado do Tocantins, provocando, assim, perda de impostos à Bahia. Do Mural do Oeste.
Ontem, um empresário ligado ao setor de transportes, em Luís Eduardo Magalhães, afirmava: “A Bahia está estrangulada pela BR 242 em toda a ligação do Oeste com o Litoral. Se o Governo investiu quase 2 bilhões de reais em um único estádio de futebol, porque não investir outro tanto na duplicação dessa rodovia?

