Manifestação de jovens em Luís Eduardo em clima de tranquilidade

Foto de Hélio Lima. Concentração na praça Ayrton Senna
Foto de Hélio Lima. Concentração na praça Ayrton Senna
Foto Uau Mais
Foto Uau Mais

Foto Uau Mais
Foto Uau Mais
Foto Hélio Lima
Foto Hélio Lima
Foto do Mural do Oeste
Barreiras: 5 mil pessoas segundo o Mural do Oeste

Segundo o jornalista Roberto de Senna, uma onda humana tomou conta de Barreiras, no Oeste da Bahia  no início da noite desta quinta-feira, 20 de junho no maior movimento de protesto da história da cidade. Mais de cinco mil pessoas participaram de uma caminhada pacifica ocupando as principais avenidas. Não aconteceram tumultos até o momento em que esta matéria estava sendo fechada. Os manifestantes pararam em frente a prefeitura de Barreiras onde ficaram por cerca de 15 minutos fazendo diversas reivindicações, depois seguiram para a Câmara Municipal e em seguida para a avenida na saída de Barreiras para Salvador. Eles se sentaram no asfalto, cantaram o hino nacional e paralisaram o trânsito formando um gigantesco engarrafamento que, segundo informações, teria alcançado o povoado do Riachinho.

CAPITAIS

Cálculo do jornal O Estado de São Paulo chega à conclusão que os protestos em ao menos 75 cidades do Brasil reuniram cerca de 900 mil pessoas nas ruas do País. A maior concentração ocorre no Rio de Janeiro, onde 300 mil pessoas tomaram a Avenida Rio Branco, no centro da cidade. Em São Paulo, 100 mil estão na Avenida Paulista, segundo estimativa da Polícia Militar. Trata-se do maiores públicos registrados nas duas capitais desde o início das manifestações pela redução da tarifa de ônibus no País, há duas semanas.

No Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre aconteceram diversos incidentes, inclusive com feridos graves. Em Belo Horizonte, as manifestações foram pacíficas. Em dezenas de cidades as passagens já baixaram entre 10 e 20 centavos. Mas agora os jovens querem mais: o fim da PEC 37, que retira atribuições do Ministério Público; o fim da corrupção nas gestões públicas; mais escolas, saúde e segurança.

A Polícia de Salvador reagiu fortemente à intenção dos manifestantes de se dirigir à Fonte Nova. O resultado foram correrias, gás lacrimogênio, ônibus apedrejados e incêndios.

Foto de Dida Sampaio, do Estadão. Policiais de Brasília jogam spray de pimenta em manifestantes. Os jovens  responderam com bombas juninas, foguetes , sinalizadores e raios laser para confundir os policiais.
Foto de Dida Sampaio, do Estadão. Policiais de Brasília jogam spray de pimenta em manifestantes. Os jovens responderam com bombas juninas, foguetes , sinalizadores e raios laser para confundir os policiais.
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário