Porto Alegre vai salvar o Mercado e, Deus queira, a cadeira de Chico Alves.

Vista aérea do Mercado: foto de Jefferson Botega, da Agência RBS.
Vista aérea do Mercado: foto de Jefferson Botega, da Agência RBS.

cadeira de Francisco AlvesNa década de 70, o Mercado Público abrigou o restaurante Treviso, que funcionava 24 horas e se tornou um dos principais pontos boêmios da cidade. No local, respeitosamente,  a cadeira usada pelo cantor Chico Alves, em  visita realizada ao local no ano de 1932, entronizada na parede. A cadeira permanece até hoje até hoje no salão do restaurante Gambrius, que substitui o antigo Treviso. No Treviso, conspirávamos, queixávamo-nos de amores não correspondidos e curtíamos, com uma sopa milagrosa, alta madrugada, nossas bebedeiras de juventude.

Com o jornalista Antonio Manuel de Oliveira encarávamos, na face norte, num pé-sujo mal cheiroso, uma almondega de proporções tão grandes quanto a origem duvidosa. Claro que ela se reportava às refeições anteriores do buteco, mas tínhamos saúde e coragem em medidas temerárias.

O Prefeito de Porto Alegre diz que, em 60 dias, ao menos o térreo do Mercado vai estar recuperado. Vamos esperar por isso, rezando para que a cadeira de Chico Alves tenha se salvado.

JK blog

arquiteco alterado banner

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Porto Alegre vai salvar o Mercado e, Deus queira, a cadeira de Chico Alves.”

  1. Felizmente tive várias oportunidades de com velhos amigos vivenciar esta fase,culminando com a Banca de Jornais REI DA VÒZ na Borges de Medeiros,onde tambem alí se realizava serestas todo dia 27 de setembro,em memória do fabuloso cantor que tanto inspirou nossas noitadas nesta Porto Alegre maravilhósa. Sua foto de tamanho grande assinalava que aquela era uma Banca de Jornais especial,..assim como aquelas homenagens do dia 27 em que era transmitida pelas emissôras locais…valeuuu…fui,mas estou sempre presente…Pedrinho Bianco Batatais (SP)

Deixe um comentário