Um congresso revisita as cavernas de São Desidério

congresso

Pela primeira vez no nordeste brasileiro, foi realizado o 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia nos municípios de Barreiras e São Desidério. Uma realização da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA (ICADS Barreiras) reunindo estudantes, professores e comunidade espeleológica.

O evento foi dividido em três etapas, sendo que a primeira, foi o pré-congresso, realizado entre os dias oito e dez, marcado por minicursos e saídas de campo às cavernas de São Desidério.

Entre os dias 11 e 14 aconteceu o congresso, propriamente dito, onde os congressistas assistiram às conferências, workshops, apresentações de trabalhos e mesas redondas que abordaram temáticas relacionadas ao segmento e assuntos de interesse de São Desidério e região, a exemplo da possibilidade da criação do Parque Nacional no município e a retomada da construção da BR 135, onde o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) propôs ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um desvio no traçado da BR, passando pela cidade de Catolândia para não causar impactos às cavernas próximas ao trecho.

A última etapa, o pós-congresso, aconteceu nos dias 15 e 16, marcado por saídas de campo às cavernas de São Desidério. Os congressistas visitaram o Parque Municipal da Lagoa Azul, o Buraco da Sopradeira, o Cânion da Beleza, Garganta do Bacupari e Gruta do Manoel Lopes, onde ficaram perplexos com o que conheceram.

CCLEM arte O EXPRESSO arte grande

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário