Planadores vão cruzar os céus de LEM em setembro

planadores 2Luís Eduardo Magalhães sediará pela segunda vez as duas últimas etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Planadores. A etapa Centro-Oeste (pré-nacional) acontece no período de 29 de setembro a 4 de outubro e a final começa logo em seguida, entre os dias 5 e 12 de outubro, reunindo os melhores pilotos das fases Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Voar em uma aeronave sem motor, impulsionada pela energia solar e que utiliza o vento para percorrer grandes distâncias. Assim é a prática do voo a vela, também conhecida como volovelismo. O esporte assemelha-se às competições de vela náutica: vence aquele que percorrer mais rápido uma distância pré-determinada – o que ficou muito mais fácil e prazeroso com os modelos mais modernos, que chegam aos 300 km/h.

planadoresNão à toa, a sensação de liberdade e a adrenalina proporcionadas pelos voos em alta velocidade já seduziu pelo menos 800 pilotos no Brasil, concentrados principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Só para as etapas realizadas em LEM são esperados mais de 50 competidores, entre brasileiros e estrangeiros, o que torna a 55ª edição do campeonato – organizada pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) – a mais movimentada dos últimos tempos.

A final do Campeonato Brasileiro é o mais importante evento do voo a vela nacional. E a escolha de Luís Eduardo Magalhães para sede é um dos atrativos deste encerramento de temporada, já que muitos competidores consideram a cidade o melhor local do mundo para planar. Com baixa ocorrência de chuvas entre os meses de setembro e outubro e dois aeródromos com pistas pavimentadas, a região ainda conta com amplas áreas agricultadas – condições excepcionais para o voo que convidam não só brasileiros, mas também competidores estrangeiros vindos principalmente da América do Sul. A competição, sempre instigante, também atrai um público fiel, que é presenteado com a espetacular imagem dos planadores no ar.

arquiteco alterado banner

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário