Eduardenses seguem em frente na 8ª etapa do Rally dos Sertões

franciosi

A duas etapas do final, a dupla João Franciosi e Rafael Capoani, segue com o melhor desempenho do Rally dos Sertões 2013 entre competidores que não utilizam carro homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No momento, piloto e navegador da Dague Paia Rally Team (FMC / Maxum – Case IH / Petronas Syntium / Mitsubishi) ocupam o 3o lugar na classificação geral acumulada do segundo maior rali do mundo. Nesta sexta-feira (2), véspera de encerramento da competição, o desafio terá novamente mais de 500 quilômetros, com 264 cronometrados, entre Minaçu (GO) e Goianésia (GO).

Franciosi e Capoani tiveram de adotar a estratégia da administração para superar a 8a etapa do rali, na quinta-feira (1), com 333 quilômetros de especial, 666 no total, entre Palmas (TO) e Minaçu (GO), e completar a prova com o 9o melhor tempo.

“Acertamos uma pedra na travessia de uma serra e acabamos com o eixo bem danificado. Praticamente nos arrastamos até a chegada, mas chegamos. E seguimos na briga”, conta o piloto João Franciosi, natural de Casca (RS), mas radicado em Luís Eduardo Magalhães desde 1987.

Os únicos conjuntos à frente são Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, com o Mini, da equipe de fábrica BMW, e Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com a novidade ASX, da Mitsubishi Brasil – ambos veículos homologados pela FIA e participantes de Rally Dakar.

“Vínhamos bem na prova de Palmas a Minaçu, mas havia uma pedra no meio do caminho e ela não se entendeu com nosso eixo (risos). Mas o importante foi terminar o trecho, cumprir com um tempo razoável e se manter na briga para as duas últimas etapas”, ponderou o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul.

Além da presença no Top 3 da classificação geral, os gaúchos Franciosi e Capoani ainda estão no páreo pelo titulo da categoria Protótipo-T1.

Romeu Franciosi e Rogério Almeida

Regularidade é a palavra-chave para abrir as portas do Top 5 do Rally dos Sertões à dupla Romeu Franciosi e Rogério Almeida. O piloto gaúcho e o navegador cearense que atualmente ocupam a 6a posição no acumulado da disputa querem tirar a diferença de 11 minutos que os separa da linha do pódio na penúltima etapa, nesta sexta-feira (2), entre Minaçu (GO) e Goianésia (GO). Ao todo serão 550 quilômetros, com 264 de especial.

Na etapa de quinta-feira (1), Franciosi e Almeida mantiveram o posto das provas anteriores e completaram a especial de 333 quilômetros, 666 no total, com o 6o melhor tempo.

“Deu tudo certo. O carro respondeu bem, não enfrentamos problema nenhum. Agora estamos em um momento de cautela, de saber administrar as situações para extrair o melhor resultado”, avaliou o navegador Rogério Almeida.

Com o tempo realizado na oitava etapa da competição, a dupla também subiu para o 3o lugar na disputa da categoria Protótipo-T1 (PT1).

“Estamos na luta. O rali só acaba lá em Goiânia e queremos ficar entre os melhores”, ponderou o piloto Romeu Franciosi.

Equipe Sport Car Rally Team

silmar

Silmar e Alyson (Protótipo Sherpa #320) conquistaram a nona posição com o tempo de 05h17m29s na classificação da categoria Pró Brasil de hoje. “Hoje infelizmente houve atitudes antidesportivas de alguns competidores do rali, pois não abriam passagem. Na poeira atrapalhou um pouco, viemos comendo pó e o perigo era grande. Ficamos pendurados em uma ponte porque não vimos devido a tanta poeira. As pessoas não tem a mesma compreensão de deixar ultrapassar quando estamos mais rápidos, mas isso faz parte do rali”, desabafou.
A dupla inscrita na Pró-Brasil, assegura a sétima colocação na classificação geral na categoria. “Fora os imprevistos foi uma etapa muito boa e divertida, até na hora de ficar pendurado na ponte”, brincou. “A expectativa para amanhã é a de sempre, terminar e o objetivo final é subir a rampa em Goiânia”, comenta o piloto José Silmar Nogueira, de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário