Os municípios da região receberam uma boa notícia na reunião realizada no dia 23 de julho, em Salvador no Centro Administrativo da Bahia no gabinete da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), entre os prefeitos que integram a União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) e o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla.
A partir da implantação do programa os atendimentos na área de saúde terão outra dinâmica. A ideia é facilitar a atuação dos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa envolve Teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência, Telediagnóstico para apoio a distância e Tele-educação, com conferências, aulas e cursos.
O programa estabelece um elo entre os pequenos municípios que muitas vezes não possuem estrutura suficiente e os grandes centros, normalmente, referência, especialmente em casos de média e alta complexidade. A recente criação de um consórcio entre os municípios que integram a Umob para realização de procedimentos de saúde deve contribuir para a aplicabilidade do programa federal na região.
O presidente da Umob, Humberto Santa Cruz esteve acompanhado dos prefeitos Antonio Henrique de Barreiras, José Conceição de Wanderley, Gilvan Pimentel de Catolândia, Antonio Pereira de Cristópolis, Hamilton Santana de Riachão das Neves, Ademilton Barbosa de São Desidério, Marcelo Mariani de Cotegipe e Anderson Cleyton de Baianópolis. Os deputados federal, João Leão, e estaduais, Cacá Leão e Herbert Barbosa também participaram da reunião.


