Embasa e CDL fecham acordo para interligar esgoto à rede no centro de Barreiras

Em acordo fechado durante reunião realizada com a Prefeitura de Barreiras e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na última terça-feira, 20, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vai incentivar os proprietários ou locatários do Centro Comercial de Barreiras a interligar à rede os seus esgotos domésticos. Com o fim dos testes e da limpeza na tubulação, eles serão notificados a conduzir os esgotos para a caixa de passagem, localizada no calçamento. A ação envolverá os imóveis situados no trecho acima da Avenida Antônio Carlos Magalhães, e que abrangem as ruas Princesa Izabel (das Lojas Americanas) e São Luiz (Fermacom/Clínica Santa Mônica).

Por causa da dificuldade de encontrar os proprietários dos imóveis, os locatários poderão assinar as notificações que estabelece o prazo de 90 dias, bem como as exigências técnicas para executar as ligações. Preocupados com a situação, os diretores da CDL vão apoiar a mobilização com os seus associados na região. Para o presidente da CDL Barreiras, Alberto Celestino, a retirada dos esgotos vai possibilitar maior qualidade de vida e valorização dos empreendimentos localizados na região do comércio. “É a hora dos proprietários fazerem a sua parte para tirar os esgotos definitivamente das ruas do nosso comércio”.

O secretário de infraestrutura de Barreiras, Maurício Fernandes, que conduziu a reunião, pediu essa sensibilização junto ao empresariado para sanar um problema histórico na região central de Barreiras. “É preciso que as fossas também sejam desativadas para evitar os entupimentos e a contaminação dos lençóis freáticos”.

Cerca de 3,2 mil moradores do Centro Comercial e da Sandra Regina passarão a ser beneficiados com a prestação do serviço de esgotamento sanitário antes mesmo da conclusão total das obras, pois se encontram em topografia e proximidade favorável para que os esgotos coletados sejam enviados até a Estação de Tratamento da Vila Brasil. A coleta e o tratamento dos esgotos domésticos no comércio do Centro Comercial e de parte da Sandra Regina fazem parte da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, obra no valor de R$ 87 milhões com recursos da Embasa financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

anuncio_Shopping_Parque_Oeste_jornalexpresso

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário