
O secretário geral da câmara de Formosa do Rio Preto, vereador Netinho, leu na sessão de ontem, ofício do Ministério Público recomendando a instalação de comissão processante para julgar ato dos vereadores Alcides Júnior e Antônio Martins (Tonho do Bode), por quebra de decoro parlamentar. O MP referiu-se à agressão física e moral ao jornalista Luís Carlos Nunes, editor do Blog Oeste Global ao término da sessão ordinária realizada em 26 de junho.
Segundo o presidente da casa, o vereador Gillian Rocha, comissão processante será criada para apurar os fatos e decidir o futuro políticos dos parlamentares.
Como aconteceu
O blogueiro fazia a cobertura da sessão onde se discutia da sessão, para debater o projeto 121/2013 de iniciativa do poder executivo e que tratava sobre reestruturação e criação de cargos em comissão no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, quando o vereador Alcides Júnior, no uso da palavra, de forma desconexa proferiu a seguinte fala:
“…inclusive tem vereadores que quando falam aqui tremem, o prefeito anterior até pagava prestação dos seus veículos. De repente, se fizer um bom acordo com o prefeito atual pode ser que mude o seu comportamento aqui” .
Com o término da sessão declarada, como de costume, o escriba dirigiu-se até o edil e o questionou:
“Vereador, o senhor confirma sua fala de que o prefeito anterior pagava prestação de veículo de um vereador?”
Na negativa de resposta por parte do parlamentar, Luís Carlos, perguntou:
“O senhor tem conhecimento ou suspeita de que algum vereador da atual legislatura recebe propina para votar em leis de interesse do atual executivo?”.
O Vereador, sem responder, desferiu tapa na cara de Luís Carlos, constrangendo todos os presentes. O blogueiro, sem reação, foi retirado do plenário por um vereador e conduzido para sua segurança a um gabinete.
A truculência continuou no plenário, com Alcides Jr. descontrolado, ofendeu moralmente a funcionária da casa, Marilene Martins, dirigindo por repetidas vezes seguidas palavras de baixo calão: “Vai se foder!”. Outro vereador governista, Tonho do Bode, muito irritado e aos berros, dizia que, se na próxima sessão, o blogueiro não fosse linchado, ele próprio faria isso, chamando-o de “vagabundo”.
Os vereadores podem ser penalizados com censura, suspensão temporária do mandato, sem vencimentos, podendo inclusive ter seus mandatos cassados.
Os vídeos referentes ao que aconteceu estão no Oeste Global.

