Reunião na Casa Civil tratará sobre a importação de insumos agrícolas

No dia 04 de setembro, às 16 horas, acontecerá uma reunião na Casa Civil da Presidência da República para tratar sobre a importação de insumos agrícolas. O foco das discussões será a liberação do Benzoato de Emamectina.  No oeste da Bahia, os danos causados pela Helicoverpa já somam 1,5 bilhão de reais. O prejuízo na safra brasileira chega a R$ 10,7 bi, somando os estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais nas culturas de soja, milho e algodão.

A união das entidades do agronegócio, como a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sindicatos Rurais, dentre outras importantes instituições, tem sido fundamental na busca das soluções para o controle e manejo da Helicoverpa. Essa importante reunião para o setor agrícola é resultado de um requerimento do deputado federal, Oziel Oliveira.

Segundo a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, as entidades ligadas ao agronegócio estão buscando soluções e alternativas para enfrentar o problema na próxima safra 2013/2014, que terá início em outubro. “Estamos trabalhando para o que o governo libere produtos mais eficientes no combate e controle de pragas. Na Bahia, os custos de produção do algodão aumentaram em até 20%, tivemos prejuízos e mais uma vez o agricultor pagará a conta. Precisamos da liberação de produtos para garantir a eficiência, redução de custos e a proteção da nossa lavoura”, disse Isabel.

A reunião contará com a presença o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, ministra do Meio ambiente, Izabella Teixeira, ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, ministro da Saúde, Alexandre Padilha e da coordenadora do encontro, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

????????????

anuncio_Shopping_Parque_Oeste_jornalexpresso

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário